Assinatura Premium Assinatura Premium

Yusen Logistics usa solução AIR/SEA para atender cliente

Publicado em 09/10/2018

Desafio era reduzir o tempo de trânsito da carga da Ásia até o Brasil, com o menor impacto possível no custo final do produto de varejo

Depois de um longo processo de seleção, a Yusen Logistics foi a empresa escolhida para atender um cliente de grande porte do varejo brasileiro graças a uma solução logística apresentada. “O desafio era construir uma operação que reduzisse o tempo de trânsito da carga da Ásia até o Brasil, considerando uma redução significativa se comparado ao custo aéreo”, explicou Alexandre Chami, diretor de IFF (International Freight Forwarding).

A demora do transporte marítimo em alguns processos, chegava a 60 dias e não atendia algumas demandas, principalmente de projetos especiais, que precisavam ser atendidos entre 20 e 30 dias, porém que não deveriam ultrapassar muito o custo marítimo.

A saída encontrada pela Yusen Logistics foi idealizar uma operação que une os modais aéreo e marítimo, no formato AIR/SEA ainda pouco utilizado pela indústria. “Chegamos à conclusão de que usar só o aéreo impactaria muito o custo, então optamos por construir uma operação que prevê o transporte da mercadoria da Ásia até a Europa de avião e depois a continuação para o Brasil de navio, chegando até a matriz da empresa na região sul do país”, disse Chami.

Para o executivo, o grande diferencial deste projeto foi o de contar com um time de experts em logística que possibilita encontrar soluções sob medida para a necessidade de cada negócio. No novo modelo logístico, já em operação, o tempo de trânsito da mercadoria caiu de 60 para 25/30 dias.