LogTalk LogTalk

UPS lança serviço regular de transporte de amostras médicas por drone

Publicado em 10/04/2019

Este é o primeiro uso de um drone para voos rotineiros com geração de receita e acordo contratual de transporte sancionado pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos

A UPS acaba de lançar um serviço logístico inovador para entregar amostras médicas por drones não tripulados, em uma colaboração com a Matternet, líder em tecnologia de drones autônomos. O novo serviço regular de entrega por drone está sendo realizado no campus da Wakemed, um complexo hospitalar na área metropolitana de Raleigh (Carolina do Norte), com supervisão da Administração Federal de Aviação (FAA) e do Departamento de Transporte da Carolina do Norte (NCDOT). O lançamento marca o começo de inúmeros voos diários com geração de receita planejados para campus da WakeMed. 

O programa da UPS e Matternet representa um marco importante para a aviação não tripulada nos Estados Unidos. Atualmente, a maioria das amostras e espécimes médicos da Wakemed é transportada por veículos de pequenas remessas.  Com o acréscimo do transporte por drones, há a opção para entrega no mesmo dia sob demanda, com a possibilidade de evitar os atrasos nas estradas, aumentar a eficiência da entrega, reduzir custos e melhorar a experiência do paciente com o potencial benefício de salvar vidas.

O NCDOT, que trabalha para expandir o acesso à saúde para os pacientes da Carolina com o uso de drones, apoiou a Matternet na realização dos primeiros testes de ida e volta dos equipamentos da empresa no campus da WakeMed em agosto de 2018, como parte do Programa Piloto de Integração de Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas (IPP) da FAA. O programa de três anos pretende testar aplicações práticas de drones por meio de parcerias entre governos locais e empresas do setor privado com o objetivo de entender ainda mais como esta tecnologia emergente pode ser integrada de forma segura e útil nas atividades do dia-a-dia. Os cinco parceiros do IPP são a FAA, NCDOT, UPS, Matternet e WakeMed.

O programa utiliza o quadcopter M2 da Matternet, que é alimentado por uma bateria recarregável de íons de lítio e pode transportar cargas úteis de no máximo 2 quilos em distâncias de até 20 quilômetros.

Durante o programa WakeMed, um médico acoplará um contêiner com uma amostra ou espécime médico – como sangue - ao drone em uma das instalações da WakeMed. O drone voará em uma trajetória predeterminada, monitorada por um Piloto-em-Comando Remoto (RPIC), especialmente treinado, para uma plataforma de aterrissagem no principal hospital e laboratório central de patologia da WakeMed. Este será um programa contínuo na WakeMed, e a UPS e a Matternet usarão a experiência para verificar como os drones podem melhorar os serviços de transporte em outros hospitais e instalações médicas nos EUA.

O aprimoramento da UPS Global Smart Logistics Network (Rede Global de Logística Inteligente da UPS) para atender hospitais e outras organizações de saúde continua sendo um elemento-chave da estratégia de transformação da empresa. A logística de Saúde e Ciências da Vida é um segmento prioritário para a UPS, e a empresa está construindo novos relacionamentos e tecnologias para oferecer melhor atendimento ao paciente com a simplificação da logística e da cadeia de suprimentos.

Esta colaboração é a mais recente da UPS para utilizar drones em apoio à logística de Saúde. A UPS fez, em 2016, parcerias com a GAVI e a Zipline para entregar produtos sanguíneos a locais remotos em Ruanda. A equipe da Matternet já completou mais de 3.000 voos para complexos de saúde na Suíça.

 

Declarações

CHRIS CASSIDY, PRESIDENTE DA ESTRATÈGIA GLOBAL DE HEALTHCARE & LIFE SCIENCES da UPS: “A UPS Healthcare & Life Sciences está entusiasmada em expandir nosso portfólio de logística de espécimes de laboratório para estimular a mudança dos modelos de entrega atuais. Usar drones para trazer sangue e outras amostras diagnósticas de instalações médicas para laboratórios centrais melhorará a eficiência de transporte como nunca antes. E com menos veículos na estrada, geraremos menos impacto ambiental.”

DONALD GINTZIG, PRESIDENTE E CEO da WAKEMED: “O transporte de drone aumentará a velocidade de entregas a um custo mais baixo, melhorará o acesso dos pacientes aos cuidados médicos e criará comunidades mais saudáveis. O Wakemed está comprometido com a inovação e acreditamos que a tecnologia drone tem o potencial para alcançar melhorias transformadoras na saúde e nas entregas médicas. ”