Assinatura Premium Assinatura Premium

Translift anuncia fabricação de AGVs multitarefas a valores acessíveis no Brasil

Publicado em 27/05/2019

Empresa começa a produzir a solução de alta tecnologia multitarefas para movimentação de materiais na indústria e centros logísticos, impulsionada pela Logística 4.0

 

A TRANSLIFT Sistemas de Movimentação e Armazenagem (www.transliftbr.com), especializada no projeto, fabricação e integração de sistemas de movimentação de materiais, automação e soluções para produção industrial, anuncia a fabricação, em território nacional, de um produto que vai introduzir as empresas definitivamente na Era da Intralogística 4.0: os AGVs (Automated Guided Vehicles, veículos automaticamente guiados). A empresa, que tem forte atuação na indústria automotiva, anunciou recentemente o fortalecimento de suas estratégias para o setor de Intralogística.

O Sistema de AGVs desenvolvido pela TRANSLIFT tem como objetivo prover alta tecnologia através de uma solução simples e de valor economicamente acessível, graças à sua produção e pós-vendas no Brasil. Isso possibilitará, além da redução dos custos, customizações para aplicações específicas, permitindo flexibilizar ou desdobrar atividades no e-commerce, em indústrias farmacêuticas, de alimentos e bebidas, cosméticos & perfumaria, eletroeletrônicos, implementos agrícolas, vestuário, aeroespacial, autopeças e instalações logísticas.

“Nossa proposta com este lançamento é unir nossa experiência com esses sistemas no setor automotivo a uma equipe especializada em projetos para Intralogística e infraestrutura local para oferecer AGVs a um valor economicamente viável e com forte pós-vendas”, destaca o engenheiro Jair Alves, atual presidente da TRANSLIFT. “Os AGVs são uma tecnologia amplamente utilizada pelas indústrias e em warehousing para fortalecer o e-commerce no exterior há pelo menos 20 anos e, mais recentemente, podemos vê-los em diversas aplicações que exigem alta produtividade com outros sistemas em gigantes do varejo, como a Amazon”.

Outra novidade anunciada pelo executivo é o modelo de negócios que a TRANSLIFT está oferecendo ao mercado, além das vendas dos AGVs: a locação. Incomum no país, este modelo comercial foi pensado para oferecer aos clientes um leque de serviços ligados à engenharia e manutenção dos veículos, das rotas, bem como da conectividade com outros sistemas, com equipe especializada para realizar ajustes e upgrades de tecnologia dos equipamentos.

“Por serem fabricados localmente, as empresas poderão beneficiar-se de uma linha de crédito exclusiva do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aberta para empresas que investem em inovação”, conta Alves. “Este é um incentivo para quem quer apostar nesta tecnologia que ganhou destaque com o advento da Logística 4.0”.

 

Conectividade revolucionária

Os AGVs lançados pela TRANSLIFT estão projetados para proporcionar alta conectividade na intralogística das empresas, provocando aumento da produtividade e da segurança a partir da total automatização das operações. O sistema inteligente desses robôs móveis autônomos vai promover a comunicação com equipamentos diversos e, no caso de instalações logísticas, com transportadores automáticos, sistemas de picking (preparação de pedidos), empilhadeiras, coletores de dados, antenas e tags RFID, além de softwares de gerenciamento empresarial (ERP) e de armazéns (WMS), facilitando a gestão das operações.

Os AGVs podem ser utilizados em aplicações em ambientes secos, refrigerados e frigorificados. Com projeto customizável, se transformam em robôs colaborativos e recebem acessórios como braços robotizados, mesas de rolos ou bandejas e, com isso, podem fazer, por exemplo, a preparação de pedidos de medicamentos.

O projeto flexível permite ampliar ou reduzir a quantidade de veículos operando no sistema e realizar a fácil configuração de rotas, facilitando o transporte de materiais a uma quantidade de localizações diversas sem impacto na produtividade e a um custo reduzido. A interface amigável homem-máquina faz gestão completa, com emissão de relatórios de produtividade, ocorrências e manutenção preventiva, preditiva e corretiva, com informações em tempo real.

“A Internet das Coisas (IoT) trouxe para a intralogística um campo de possibilidades para a gestão das operações, proporcionando conectividade e colaboração de sistemas e equipamentos, com reflexos positivos na cadeia de abastecimento. A TRANSLIFT aposta nos AGVs como uma solução que vem agregar valor à movimentação de materiais com projeto viável economicamente e totalmente aderente ao conceito da Logística.4.0”, encerra Jair Alves.