Assinatura Premium Assinatura Premium

Top Log: via varejo reconhecerá as melhores transportadoras

Publicado em 17/10/2014

Varejista lança prêmio para fornecedores e pontuará o desempenho em itens, como pontualidade e comprometimento com a qualidade da entrega

A Via Varejo, empresa que administra as Casas Bahia e o Pontofrio, lança o Top Log, programa que reconhecerá o desempenho das transportadoras responsáveis pelas entregas ao cliente. Será considerado um conjunto de critérios para garantir a melhoria contínua na qualidade do serviço oferecido ao consumidor.

Com quase mil lojas em todo o País e cerca de um milhão de entregas por mês, a Via Varejo tem feito investimentos em sua estrutura logística para atender ao crescimento da demanda, considerando, também, a expansão da companhia. Neste ano, estão sendo inauguradas 70 novas lojas e a previsão é de mais 140 novas unidades nos próximos dois anos.

Marcelo Lopes, vice-presidente de TI e Logística da Via Varejo, afirma que a experiência de compra só termina quando o consumidor recebe o produto, no prazo estabelecido e em perfeito estado. “A qualidade desse serviço é tão importante quanto a venda em si.”

O objetivo do Top Log é reconhecer e premiar os fornecedores que mais contribuem para a excelência na eficiência logística, otimizando a qualidade da entrega em todo o território nacional. Os critérios a serem avaliados pela Via Varejo, no Prêmio Top Log, incluem itens, como pontualidade na entrega, responsabilidade no uso de ferramentas e tecnologias oferecidas pela varejista, uso de uniforme pela equipe, manuseio das cargas, comprometimento e avaliação dos clientes.

Atualmente, cerca de 75 transportadoras realizam entregas aos clientes, em todo o Brasil, e deverão observar, a partir de agora, os indicadores de desempenho, cujos testes de captura e medição têm início neste mês de outubro. O programa terá início, efetivamente, em janeiro de 2015. A cada trimestre serão apresentados resultados parciais pela área de Logística da Via Varejo. Ao fim do ano de 2015, serão anunciadas as transportadoras com melhor pontuação, organizadas em um ranking.

A Via Varejo alterou o modelo de distribuição, anteriormente centralizado no centro de distribuição (CD), em Jundiaí, São Paulo, e adotou a descentralização das entregas, com a criação de 12 CDs e 14 entrepostos, localizados em 14 Estados, para regionalizar o abastecimento de lojas e a entrega de produtos na casa do cliente.