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Tecnologia em Logística: 3 previsões para 2019

Publicado em 21/02/2019

Profissionais de tecnologia em transportes dão seus 3 palpites para o setor em 2019

Inteligência artificial, Machine Learning e uso de canais de comunicação digitais são expectativas para o desenvolvimento do setor. Empresas que investirem na adoção dessas tecnologias serão mais competitivas e eficientes.

Quatro profissionais, incluindo um arquiteto de soluções e um gerente de inteligência artificial, fazem suas previsões para 2019 abaixo:

#1 Novas ferramentas de Comunicação

“Em 2019, as transportadoras vão migrar toda sua comunicação para a plataforma Cloud, redes sociais e até para aplicativos em celulares”, afirma o gestor de inteligência artificial da Fretefy, Adriano Cruz.

Diversas empresas do setor de logística ainda são gerenciadas por famílias, que mantém a moda antiga de se comunicar por telefonemas e e-mails. Para Cruz, uma migração para uma ferramenta como o Whatsapp já é mais eficiente e até uma opção predileta de muitos motoristas devido à praticidade.

“Se todo o mercado avançar nesse cenário, acaba que todos vão juntos. Caso contrário, chega o momento que não conseguem mais encontrar clientes e colaboradores sem usar esses canais de comunicação digitais.”

#2 Machine Learning

O Machine Learning é um ramo da inteligência artificial que analisa uma quantidade vasta de dados e busca identificar padrões. Segundo Frederico Chaves, arquiteto de soluções da Fretefy, a tecnologia ajuda as empresas de logística a fazer previsões, identificar falhas e até pensar em táticas para se diferenciar no mercado.

“Você obtém com o Machine Learning estatísticas que permitem você economizar com inteligência. A tecnologia identifica pontos que podem ser explorados para você lucrar mais.”

Embora a tecnologia seja promissora para avançar em 2019, Chaves afirma que as empresas precisam vencer um obstáculo: a qualidade de suas informações. O profissional comenta que se você providenciar informações falhas para a tecnologia de Machine Learning, ele “aprende errado” e pode até atrapalhar na análise de dados.

“Trata-se de uma mudança de costume radical. As empresas precisam se acostumar a ter alguém especializado na obtenção de dados. Sem alguém responsável, a empresa pode até achar que tem dados, mas na hora de usá-los vai perceber que vários estão com falhas.”


 

 Integração de serviços com inteligência artificial

 O desenvolvimento de plataformas de serviços inteligentes é a previsão do Gerente de Desenvolvimento Glaucio Wathier para 2019. Isso será possibilitado pela inteligência artificial, que vai angariar diversas informações para possibilitar às empresas soluções mais eficientes.

“Hoje o mercado ainda está muito segmentado. Você vai para um lugar para pneus, em outro para combustível e assim por diante. Com a inteligência artificial, uma plataforma pode fazer integração e assim oferecer serviços que atendem de forma personalizada cada cliente. A logística vai ficar mais eficiente com diversos serviços em apenas um lugar.”

 

#3 Automatização

Já Gilmar Pertile, CEO da Fretefy, prevê o uso da tecnologia para substituir o trabalho operacional no setor. Ele acredita que essa mudança em 2019 irá trazer mais produtividade para as empresas.

“Quando tem pessoas o melhor é concentrar o trabalho no pensar e agir criativamente. O problema é que essa atuação hoje é restringida: uma pessoa só pode executar uma quantidade limitada de atividades por dia e cada um tem sua forma diferente de concluir as mesmas tarefas, ou seja, não tem padrão. Já com as máquinas, você consegue padronizar isso em escala para atingir resultados mais concretos e mais rápido.”

Pertile atesta que a busca de padrões é essencial para o setor da logística, pois evita erros. O motivo é que os padrões podem ser seguidos infinitamente por máquinas, sem falhas e com um nível constante de eficiência. Com pessoas isso é impossível, pois cada um tem uma forma diferente de solucionar problemas.

 

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