LogTalk LogTalk

Sistemas de armazenagem: diagnóstico preciso garante eficiência logística

Publicado em 22/04/2016

Bertolini apresenta o passo a passo da implementação de soluções de armazenagem na indústria

A gestão logística, com sistemas de armazenagem adequados, garante às empresas maior competitividade, frente a um mercado cada vez mais exigente. Isso porque o recurso ajuda a aprimorar toda a cadeia de processos, independentemente do segmento, agregando eficiência ao negócio. Para que esse benefício seja aproveitado em sua integralidade, é fundamental que o empreendimento passe por um diagnóstico, identificando as suas reais necessidades e soluções em potencial, para atendê-las da melhor forma.

A avaliação e o planejamento são essenciais, nesse estudo. Perdas de mercadorias, falta de espaço e prejuízos no controle de estoque são alguns motivos pelos quais as indústrias optem por otimizar as suas estruturas de armazenagem. Aliada das empresas nesse desafio, a Bertolini Sistemas de Armazenagem apresenta o passo a passo do trabalho logístico.

Antes da implementação de qualquer sistema, a empresa é submetida a um estudo técnico. Nessa etapa, é possível verificar as reais necessidades, a partir do seu segmento de atuação. De acordo com o engenheiro civil, Lucas Pasquali, essa análise é fundamental para o sucesso do projeto. “Nesse diagnóstico inicial, conseguimos avaliar qual solução melhor se adapta ao negócio, considerando detalhes, como tipo de produto e peso.”

A próxima fase está em verificar o espaço disponível para as novas estruturas, considerando tanto a área horizontal, quanto vertical. Conforme Pasquali, a combinação entre as características do ambiente e a necessidade do cliente determina a escolha do sistema de armazenagem. “Dependemos, também, do planejamento da empresa, para atuar de forma mais precisa. A partir das necessidades, conseguimos dimensionar as instalações, otimizar os fluxos, minimizar os custos e potencializar a utilização do espaço.”

Com todos os dados apurados, a etapa seguinte consiste na definição das estruturas a serem utilizadas. Desenvolvendo um trabalho personalizado de acordo com cada demanda, a Bertolini possui um portfólio completo de soluções, que inclui sistema porta-palete, drive-in, flow rack, cantilever, estruturas autoportantes, carro satélite, entre outros. Ao mesmo tempo em que ampliam a capacidade de estocagem, os produtos da Bertolini melhoram o aproveitamento de espaço, economizam tempo e agregam segurança no armazenamento.

Revisadas todas as definições, inicia o processo de implementação do projeto. Para isso, a Bertolini conta com uma equipe especializada, composta de engenheiros e técnicos que acompanham as obras do início ao fim. “Esse acompanhamento próximo com o cliente garante segurança aos processos e facilita ao profissional identificar possíveis alterações ou melhorias”, afirma Pasquali. Além disso, a Bertolini mantém um trabalho pós-venda permanente, que inclui a revisão das estruturas e possíveis manutenções.