Assinatura Premium Assinatura Premium

Sindusfarma promove workshop para atualizar conceitos sobre a cadeia fria

Publicado em 04/04/2018

No evento, serão discutidas novidades nas áreas de conservação, manejo, transporte e distribuição de produtos sensíveis à temperatura e tempo

Profissionais da Indústria Farmacêutica que atuam na área de Garantia e Controle de Qualidade, Produção, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Engenharia vão poder atualizar conhecimentos em cadeia fria no workshop promovido pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo (Sindusfarma).

O curso vai ocorrer nos dias 9 e 10 de abril. Na ocasião, os participantes vão conferir novidades nas áreas de conservação, manejo, transporte e distribuição de produtos sensíveis à temperatura e tempo.

A gerente de Desenvolvimento Estratégico em Cold Chain do Grupo Polar, Liana Montemor, é uma das organizadoras e palestrantes. Ela discutirá o "Guia de Qualificação de Transportes de Produtos" Biológicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mostrando os principais aspectos das diretrizes que resultam em melhores práticas, procedimentos e rotinas.

“Pretendemos prover informação detalhada sobre a aplicação do guia da Anvisa, como requerimentos de usuário, caracterização de rotas e perfil de temperatura, qualificação de desenho, operação e desempenho, além de outros assuntos que envolvem o monitoramento da temperatura e a polêmica da avaliação da temperatura interna da carga no momento do recebimento”, explica a farmacêutica. 

O evento terá ainda a participação do especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Gerência de Avaliação de Produtos Biológicos (GPBIO) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Bernardo Luiz Moreira, que abordará o Guia da Anvisa para Qualificação de Transporte de Produtos Biológicos. Também estará em pauta a discussão de possíveis soluções para atender a consulta pública 343, que menciona a necessidade de controle e monitoramento da temperatura dos medicamentos, independentemente de sua faixa de temperatura, em especial para 15 a 25°C e 15 a 30°C.