LogTalk LogTalk

São Paulo ganha solução de logística last-mile para e-commerces e pequenas empresas

Publicado em 11/06/2018

Serviço, que se chama Qargo, segue o mesmo estilo da Uber e chega com a proposta de ser diferente dos modelos tradicionais de transportadoras

Pequenos empreendedores de e-commerce agora têm mais uma opção de serviço para realizarem entregas de produtos sem depender dos Correios ou empresas de logística. Trata-se da Qargo, fundada por Iltenir Junior com o objetivo de ser uma transportadora diferente dos modelos tradicionais.

Junior, que também dirige a empresa Pront Cargo Logística Personalizada, conquistou experiência atendendo grandes varejistas com operações emergenciais, logística reversa e troca simultânea de produtos, e identificou a carência dos pequenos e-commerces em terem um serviço de qualidade totalmente personalizado. Diante da decisão de readequar o negócio para esse público-alvo, e abrir mão do mercado em que já estava consolidado, optou em fundar a Qargo.

Operando por meio de economia compartilhada com uma rede de veículos entre motos, utilitários e caminhões, conectados por um aplicativo mobile, a Qargo cumpre todas as exigências do transporte de cargas. “Descomplicamos um complexo fluxo logístico para viabilizar um serviço de performance, visibilidade e segurança, oferecendo status de entrega em tempo real”, afirma Junior.

Junior teve a primeira oportunidade de compartilhar a ideia ao participar de uma palestra sobre startups no XXIII Fórum Internacional de Supply Chain & Expo.Logística, realizado em setembro de 2017. “Nossa plataforma ainda estava em desenvolvimento, e compartilhar a ideia foi de suma importância, pois ao término da apresentação recebi cumprimentos e cartões de potenciais interessados, que nos permitiram ouvir necessidades que se tornaram complementos de nossos serviços”, completa.

A visibilidade proporcionou a aproximação com renomadas empresas do setor de seguros e gerenciamento de riscos no transporte de cargas, que ingressaram no projeto como parceiros estratégicos, trocando inteligências e tecnologias.

A startup segue o conceito do Uber, já que a ideia lembra a lógica da empresa de preservar o “anonimato” do entregador. “Ele tem seu próprio veículo e não precisa cuidar do resto, como a intermediação financeira, no entanto deve ser Microempreendedor Individual (MEI), passar por uma rigorosa pesquisa de gerenciamento de riscos, e treinamento operacional, já que a Qargo oferece seguro de frete para todas as entregas”, explica.

A Qargo vem sendo estruturada desde dezembro de 2017, validando seus processos e tecnologia atuando como spin-off na Pront Cargo, e o seu lançamento ocorreu no último dia 6 de junho, em comemoração ao Dia da Logística. “Escolhemos o ‘Dia D’, para disponibilizarmos a melhor solução de logística Last-Mile do mercado”, afirma.

O cliente pode agendar a entrega de diversos perfis de volumes, já que a frota da Qargo contempla desde veículos utilitários até caminhões. O empreendedor que deseja realizar uma entrega cadastra o endereço de retirada, o de entrega, dimensões e valor da mercadoria. O aplicativo do entregador localiza o veículo mais próximo para retirada. Tanto a retirada quanto a entrega podem ser feitas com hora agendada.

Neste início de operação a Qargo está atuando na cidade de São Paulo, e a primeira expansão de área de atuação está prevista em outubro deste ano, passando a atuar na Grande São Paulo.