Assinatura Premium Assinatura Premium

Santos Brasil estende contrato com a Mercedes-Benz para logística de peças para ônibus

Publicado em 25/02/2011

A Santos Brasil passou a realizar, nesta semana, serviços de logística de abastecimento (inbound) das fábricas da Mercedes-Benz para a linha de ônibus. A operação complementa os serviços de logística já prestados para a montadora na linha de caminhões, incluindo armazenagem e abastecimento das fábricas. 

As peças, que são todas de origem nacional, serão coletadas na fábrica da montadora, em São Bernardo do Campo, e armazenadas no novo Centro de Distribuição (CD) da Santos Brasil, no bairro do Jaguaré, em São Paulo. Entre as peças estão chicotes elétricos, alavancas de mudança, mangueiras, chapas, parafusos, etc. 

O abastecimento ocorrerá diariamente por meio de pedidos enviados via EDI (Eletronic Data Interchange), integrados entre os sistemas da Mercedes-Benz e Santos Brasil Logística. A separação e o transporte dos itens para atender a sequência de montagem nas linhas de produção da Mercedes-Benz se realiza no modelo JIT (Just In Time), ou seja, em dois horários definidos, aumentando a eficiência do processo e reduzindo a necessidade de estoques intermediários. 

No total, a Santos Brasil Logística movimentará mensalmente cerca de seis mil peças da linha de ônibus da Mercedes-Benz em seu estoque. A montadora ocupará aproximadamente 1,5 mil pallets em estoque no Centro de Distribuição (CD) do Jaguaré. A operação envolverá a contratação de 10 novos funcionários. 

O contrato com a Mercedes-Benz, iniciado em meados de outubro para a linha de caminhões, conta com os serviços da Santos Brasil Logística para transporte de contêineres de importação e exportação, gerenciamento de estoque e transporte de peças para sua linha de montagem de caminhões, chassis, eixos e motores. Para atender o cliente, a Santos Brasil investiu aproximadamente R$ 10 milhões, que incluíram a compra de 21 novos caminhões, 35 semi-reboques e quatro empilhadeiras.