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Santos Brasil eleva sua meta de produtividade

Publicado em 19/11/2014

Com a acirrada concorrência após a entrada em operação da Brasil Terminal Portuário (BTP) e da Embraport, no Porto de Santos, a Santos Brasil está investindo para aumentar a produtividade do Tecon Santos, seu terminal de contêineres em Santos. Hoje, ele já é o mais eficiente do País. A meta da empresa para 2015 é elevar para 37 movimentos por hora o índice médio de movimentação de contêineres por guindaste no cais, ante a média de 34,75 movimentos atuais.

A quantidade de embarque e desembarque por hora no navio é o principal índice para medir a produtividade de um terminal de contêineres. Em outubro, o Tecon Santos registrou média de 106,51 movimentos por hora por navio (cada embarcação pode ser operada por mais de um guindaste), alta de 22% sobre os 87 movimentos de 2013.

“Em um cenário mais competitivo o que impera é o melhor nível de serviço. Estamos investindo muito para ser o melhor”, destaca Caio Morel, diretor de Operações da Santos Brasil. Em setembro, o Tecon Santos perdeu a liderança em volume movimentado para a BTP, mas ainda é responsável pela maior fatia de Santos, no acumulado do ano.

Segundo Morel, os fatores que possibilitaram melhorar o índice foram a revisão de processos e controles internos, garantindo ganhos em cada etapa da operação, além de treinamento de pessoal e compra de equipamentos.

Entre os processos que vêm sendo refinados está a sistematização do adiantamento da reserva do local exato em que o contêiner será colocado no pátio, evitando tempo perdido. “Também trabalhamos juntamente com a Hamburg Süd [armador] para que o navio já chegasse ‘estivado’, para otimizar a operação dos double hoist”, ressalta Morel. Os double hoist são portêineres (que transferem o contêiner do cais para a embarcação e vice-versa) mais modernos, capazes de mover, simultaneamente, até dois contêineres de 40 pés cheios ou quatro de 20 pés, o dobro da capacidade de outros guindastes. Hoje, o terminal tem seis modelos desses.

Segundo o executivo, há campo para avançar no aumento de produtividade. “Há terminais na Ásia que fazem 47 a 50 movimentos por hora por guindaste.” O Tecon Santos perseguirá essas marcas investindo, entre outros, na duplicação da frota de double hoist, para 12. Seis novos desses começarão a chegar em 2017, em substituição a cinco portêineres de menor capacidade. A aquisição integra um programa de investimento de R$ 1,19 bilhão que a companhia fará, caso receba a antecipação da renovação do contrato do arrendamento do Tecon Santos, em análise na Secretaria de Portos (SEP).

Fonte: Valor Econômico