LogTalk LogTalk

Rumo conclui construção de 3 km de trilhos da Ferrovia Estadual de Mato Grosso

Publicado em 27/02/2024

Obra vai viabilizar o início do recebimento de materiais, via modal ferroviário, para a execução da nova ferrovia que conectará o sul de Mato Grosso à Cuiabá e ao Médio-Norte

Por Redação

Rumo conclui construção de 3 km de trilhos da Ferrovia Estadual de Mato Grosso
Os trilhos agora formam os primeiros quilômetros da linha tronco e de uma linha auxiliar de descarga de insumos (Foto: Divulgação)

A Rumo concluiu em fevereiro a construção de aproximadamente três quilômetros de trilhos da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, em Rondonópolis (MT). Após um ano de terraplanagem e a construção de um viaduto, os trilhos agora formam os primeiros quilômetros da linha tronco e de uma linha auxiliar de descarga de insumos.

Segundo a empresa, a construção vai viabilizar o início do recebimento de materiais, via modal ferroviário, para a execução da nova ferrovia que conectará o sul de Mato Grosso à Cuiabá e ao Médio-Norte. Serão 743 quilômetros que integrarão o estado à rede ferroviária federal, ao mercado industrial e consumidor de São Paulo e ao principal complexo portuário do hemisfério sul, o Porto de Santos (SP).

De acordo com a Rumo, para entregar os três quilômetros de trilhos foram utilizados 3.334 dormentes de concreto, 1.745 dormentes de madeira, dois aparelhos de Mudança de Via (AMVs) e 20 barras de trilhos (com 312 metros cada).

O gerente-executivo de Implantação de Obras Ferroviárias da companhia, Harley Silva, destacou o impacto da Ferrovia Senador Vicente Emílio Vuolo na economia nacional em função de o modal ferroviário ser um dos mais eficientes para o estado. “Mato Grosso tem uma indústria próspera e setores do comércio e serviços que podem se beneficiar muito das possibilidades do transporte ferroviário.”

Na fase de construção do empreendimento estima-se a geração de 186 mil empregos em Mato Grosso. Desse total, 105 mil devem ser diretos, 41 mil indiretos e 40 mil induzidos, ou seja, aqueles gerados por conta da melhora da renda das famílias mato-grossenses, que irá aumentar e criará mais empregos.