Assinatura Premium Assinatura Premium

Roadmap da logística brasileira

Publicado em 18/11/2014

Aprendendo com o passado e o presente para fazer projeções para um promissor futuro logístico

Qual foi a trajetória da logística brasileira na última década? Essa é uma análise recorrente feita por aqueles que vivenciam a logística diariamente, nos setores de transporte, tecnologia e estoques. Para responder a essa questão, a edição 43 da revista MundoLogística traz um roadmap da logística brasileira, na última década, utilizando como referencial a literatura científica nacional e internacional, e as próprias edições da revista, que abordam, frequentemente, benchmarks importantes da prática do setor e os avanços técnicos e científicos mais relevantes.

Nesse artigo de capa, Orlando Fontes de Lima Junior possibilita a visualização do mercado, tecnologias e produtos relacionados à logística, de forma clara e objetiva, o que colabora com diversas análises, alinhamentos de visões e projeções para o futuro da logística brasileira.

O gerenciamento e inteligência de riscos também foi o foco dessa edição, auxiliando a como prevenir perdas e danos, e minimizar as incertezas no mundo empresarial, com o objetivo de garantir a estabilidade das corporações. São diversos os benefícios que a implementação de processos de gestão de riscos proporciona às empresas, como a redução e a manutenção dos custos operacionais e logísticos, economia de recursos, proteção da reputação e imagem pública, prevenção da responsabilidade civil e socioambiental, aumento da estabilidade das operações, melhoria dos planos de contingência, entre outros, que resultam, em média, de 20% a 30% de redução de custos em seguro.

A revista MundoLogística destaca, ainda, entre outros temas, a eficiência do processo de S&OP, a gestão de estoques com a adoção do Vendor Managed Inventory (VMI), a excelência operacional na cadeia de suprimentos e as perspectivas futuras para o Supply Chain.

Para mais informações acesse www.revistamundologistica.com.br