LogTalk LogTalk

Rio de Janeiro ocupa posição estratégica na atuação da FM Logistic no Brasil

Publicado em 12/02/2014

Com cinco meses no País, empresa possui planta em Resende (RJ), cidade que oferece benefícios fiscais

A FM Logistic, uma das principais especialistas em Supply Chain do mundo, iníciou suas operações no mercado brasileiro de logística há apenas cinco meses, em setembro de 2013, com a aquisição da subsidiária brasileira da Mc Lane e já ocupa posição destacada. Com 28 clientes e quatro unidades operacionais no País, a empresa tem dado um foco diferenciado a sua planta de Resende (RJ), onde se concentram os serviços prestados para as indústrias de bens de consumo, automotiva e eletrônica com benefício fiscal atraente.  

A área de 150 mil metros quadrados ali localizada é formada por quatro armazéns, que totalizam 40 mil metros quadrados de armazenagem com 40 mil posições para paletes. Com 150 colaboradores na planta, Resende é responsável por atender aproximadamente 10 grandes clientes com atuação em praticamente todo o Brasil. 

Em 2013, a FM Logistic marcou presença na Feira Internacional da Amazônia (FIAM), identificando clientes para a unidade de Resende, já que a cidade oferece às companhias estabelecidas em Manaus os mesmos benefícios fiscais da Zona Franca, com a vantagem de estar próximo dos principais mercados consumidores do Brasil.

Por conta disso, a utilização dos serviços da empresa na cidade proporciona melhores resultados financeiros para as indústrias, devido à possibilidade, por exemplo, de adiar a incidência de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pelo prazo máximo de 180 dias, contados da data de envio da mercadoria para o armazém geral. Além disso, possibilita a transferência para o Sudeste de mercadorias com seu valor de custo, o que traz vantagens competiticas relativas ao seguro.

“A FM Logistic acredita bastante no potencial de Resende para os negócios da nossa empresa e de nossos clientes, razão pela qual concentramos nossos armazéns gerais da indústria automotiva na cidade. Em 2014, seguiremos trabalhando intensamente para desenvolvermos ainda mais os negócios na região”, diz Michèle Cohonner, diretora geral da FM Logistic no Brasil.

Presente em 12 países, a FM Logistic é reconhecida mundialmente pela excelência em serviços de armazenagem, co-packing, transporte e Supply Chain. A companhia atua no Brasil com quatro unidades operacionais que, juntas, somam mais de 200 mil metros quadrados e contam com 1.300 colaboradores. Além da planta em território fluminense, há ainda uma unidade da FM Logistic no Rio Grande do Sul e duas em São Paulo.