Assinatura Premium Assinatura Premium

Retrak Empilhadeiras lança carregador que garante segurança e aumento da produtividade

Publicado em 04/10/2016

Empresa lançou os primeiros equipamentos do projeto próprio, em 2014. Com resultados positivos, continuou a ampliar a linha de produtos, que garantem melhor disponibilidade e durabilidade das máquinas

A Retrak Empilhadeiras, empresa que loca e vende equipamentos para a movimentação de materiais da Linde e STILL, acaba de agregar ao seu portfólio o Carregador Retrak F1. Esse equipamento é resultado de investimentos no desenvolvimento de produtos para o suporte à frota própria de locação com o foco na segurança e no aumento da produtividade.

Segundo o diretor técnico da Retrak e responsável pelos novos desenvolvimentos, Sérgio Guimarães, o carregador de baterias tracionárias modelo Retrak F1 é um equipamento projetado com base em observações dos principais problemas registrados no uso de baterias tracionárias em campo. “As falhas humanas têm um caráter decisivo na segurança de operação e vida das baterias, tornando imprescindível a adoção de equipamentos automatizados, que reduzam os erros do operador.”

Entre os destaques do Retrak F1, que o tornam inovador estão:

- Abastecimento de água sem a intervenção humana: A bateria recebe água do carregador quando precisa e na quantidade certa.

- Cargas de equalização automáticas: Impedem o desequilíbrio entre as células. O próprio carregador determina a necessidade e aplica a carga de equalização.

- Término da carga por dV/dt: Sistema que assegura a carga adequada para as baterias de marcas e idades diferentes, sem a intervenção do operador.

- Desconexão sem centelha: Mmesmo que o operador esqueça de desligar o carregador antes de retirar a tomada, o sistema “percebe” que o operador irá desconectá-la e desliga a corrente antes que isso ocorra. Não há centelhamento que poderia provocar a ignição do hidrogênio.

O diretor executivo da Retrak, Fábio Pedrão, comenta que uma das diretrizes da empresa é investir em pesquisa e desenvolvimento para a manutenção e o suporte à frota de locação, atualmente, com mais de 2.000 equipamentos e que, por isso, foi criada uma equipe dedicada a projetos especiais que, desde 2014, vem apresentando as novidades aos seus clientes. “Precisamos inovar e, como prestadores de serviços, isso vai além de manter a frota moderna. Consiste, também, na criação de soluções que aumentem a segurança e a rapidez nas operações e reduzam os custos para o cliente”, afirma, destacando que os acessórios estão disponíveis apenas para os clientes de locação de frotas, não sendo comercializados.

Prata da casa
As baterias, de acordo com Guimarães, foram o alvo inicial dos desenvolvimentos, devido aos altos custos de  manutenção. “O primeiro projeto que, de fato, concretizamos foi a Eco B, uma bateria ecológica que recebeu uma caixa com detalhes construtivos e revestimento especial, para evitar a corrosão por ácido e subsequente vazamento. Depois, focamos a troca de baterias sob dois aspectos: segurança e ergonomia. Daí nasceu o projeto do TAB. Da procura por maior segurança e economia para o abastecimento de água das baterias, surgiu a UAA.” 

A Unidade Autônoma de Abastecimento (UAA) facilita a operação de abastecimento de água da bateria e promove ganhos de produtividade e segurança. O cliente não precisa mais se preocupar em obter a água adequada à bateria. O equipamento tem filtro e deionizador próprios, e o cliente apenas coloca água de torneira em seu reservatório. Um painel indica a qualidade da água e o nível baixo do reservatório, é acoplável ao engate da bateria para o enchimento simultâneo de todos os elementos e tem reservatório de água para o acúmulo de até 16 litros. A UAA permite o abastecimento de todos os elementos da bateria em uma só operação de apenas 15 segundos.

O Trocador Automático de Baterias (TAB) foi desenvolvido para a eliminação total do esforço e redução do tempo gasto na troca de baterias. Montado sobre uma transpaleteira elétrica, o TAB transporta facilmente a bateria entre a máquina e a estação de carga, sendo equipado com motor independente para realizar os movimentos de puxar e empurrar a bateria com controle preciso de movimentos.

A Retrak oferece, ainda, a seus clientes, conjuntos completos de carga, dotados do Carregador Retrak F1, baterias tracionárias e suporte para baterias.