LogTalk LogTalk

Reino Unido quer investir na infraestrutura aeroportuária brasileira

Publicado em 24/02/2011

A informação foi levantada durante encontro, em São Paulo, que reuniu empresários e autoridades britânicas. A comitiva assistiu também a uma apresentação da Airport, primeiro evento da América Latina que concentrará toda a cadeia de produção e de serviços relacionados ao universo da infraestrutura aeroportuária brasileira. 

O potencial de geração de negócio no setor de infraestrutura aeroportuária brasileira vem chamando a atenção de empresas no exterior, em especial, do Reino Unido. A necessidade de urgente expansão dos aeroportos e da diversificação de serviços oferecidos foi identificada por empresários estrangeiros como oportunidade real para investimentos no País. 

Atento a esta demanda, o Consulado Britânico de São Paulo organizou um encontro entre comitiva de empresários e representantes do governo que visitaram o País nesta terça-feira, 22. Eles vieram conhecer também a Airport Infra Expo, primeiro evento na América Latina que concentrará toda a cadeia de produção e de serviços relacionados ao universo da infraestrutura aeroportuária brasileira - uma realização da Sator Eventos. 

Estiveram presentes no encontro líderes e representantes das empresas CEM Systems, Pascall & Watson Architects, UK Trade & Investment, Spectrum Capital e The British Aviation Group. 

No encontro, ficou evidente que há grande expectativa por parte dos empresários do Reino Unido de poder investir no mercado de aeroportos brasileiro. O que não é exclusividade dos britânicos. O Brasil vem atraindo investimentos de países estrangeiros em diversos setores. Segundo pesquisa da ONU, o volume de investimentos recebido pelo nosso País em 2010 o colocou no patamar de sexto maior destino de recursos do mundo: US$ 48 bilhões registrados pelo Brasil em investimentos produtivos em 2010 (o registrado é praticamente o dobro de 2009). 

A diretora da Sator Eventos, Paula Faria, acredita que a reunião pode render bons frutos. "O encontro foi interessante tanto para eles, porque tomaram contato com mercado brasileiro, quanto para nós, que aproveitamos para apresentar a feira e seminário; eles demonstraram grande interesse de estar conosco em abril", conta. 

Feira - Airport Infra Expo é o primeiro evento especialmente voltado para a cadeia de produtos e serviços destinados à operação aeroportuária e reunirá mais de 100 empresas brasileiras e internacionais, de quinze diferentes países. Ela acontece 26 a 28 de abril de 2011, das 12 às 19 horas, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). 

Com uma área de 15 mil m² para exposição indoor e outdoor, a AIRPORT INFRA EXPO, organizada pela Sator Eventos, contará com a participação de empresas dos segmentos de controle de tráfego aéreo, comunicação, navegação, meteorologia, ground support, construção, design, operações, meio ambiente, segurança, tecnologia da informação, entre outros relacionados à infraestrutura aeroportuária. 

Seminário - Simultaneamente à feira, acontece o 1º Seminário Internacional de Infraestrutura Aeroportuária da América Latina, evento que promoverá a discussão sobre as diretrizes o setor no Brasil e no exterior. 

Dividido em dois grandes temas, o seminário abordará conjuntura & mercado e construção & ampliação de aeroportos, com foco nos aspectos mais emergenciais da realidade do setor no Brasil. Especialistas da iniciativa privada, acadêmicos do Brasil e do exterior e representantes do governo federal estarão reunidos para analisar e projetar as diretrizes possíveis para solucionar os desafios impostos pelas limitações atuais do setor. 

A programação completa do 1º Seminário Internacional de Infraestrutura Aeroportuária da América Latina, assim como detalhes sobre os palestrantes, estão disponíveis no sitehttp://www.airportinfraexpo.com.br . Os interessados em participar podem inscrever-se diretamente no site do evento, que contará também com transmissão online para aqueles que não puderem comparecer ao Aeroporto Congonhas.