Assinatura Premium Assinatura Premium

Refinaria de Petróleo Riograndense atende 100% da legislação com soluções NeoGrid

Publicado em 08/02/2012

A Refinaria de Petróleo Riograndense (RPR) implementou as soluções de emissão e recepção de Nota Fiscal Eletrônica da Neogrid, especializada em soluções e consultoria para o gerenciamento da cadeia de suprimentos e demanda (Demand & Supply Chain Management).

 As soluções permitiram a RPR cumprir a exigência legal de empresas contribuintes do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) emitirem a NF-e.

 A Refinaria avaliou outros fornecedores, no entanto, “Como a NeoGrid já fornecia soluções ao Grupo Ipiranga, optou-se pela continuidade desta parceria, com o intuito de alinhar as estratégias do grupo e propiciar melhor custo-benefício”, afirmou Renato Resende, Coordenador de TI.

 Resende conta ainda que a escolha da NeoGrid  deu-se por ser a única empresa, dentre as avaliadas, que além de possuir maior flexibilidade e disponibilidade em adequar as solicitações internas, tinha melhor integração com o ERP, facilitando a implantação e suporte unificado do projeto.

 A solução de emissão de NF-e, que contempla todo o fluxo de informações e validações com a SEFAZ (Secretaria da Fazenda), permitiu que a Refinaria automatizasse o processo de emissão de notas fiscais com agilidade, certificação e segurança.

 Esta solução foi complementada, posteriormente, com o módulo de recepção de NF-e. O módulo permite a automatização da recepção e armazenamento dos arquivos XML, a validação deles na Secretaria de Fazenda e a importação das informações das Notas para dentro da base de dados do ERP. Tudo isso com pouco, ou nenhuma, interação manual do recebedor. Com esta solução, a Refinaria reduziu em 60% o tempo no recebimento de NF, possibilitando, assim, que o funcionário responsável por esta atividade, pudesse se dedicar a outras atividades que trazem mais valor agregado a operação fiscal.

 “Percebemos na NeoGrid uma parceria desde o início do projeto, do kick-off até a primeira nota emitida. Seu diferencial foi ter proposto a solução e ter integrado arquivos para atender a necessidade da Refinaria. Todo o projeto foi muito bem planejado do inicio ao fim, sem nenhuma divergência”, relata Kleber Balota, Analista de Sistemas do Projeto, Refinaria Riograndense.