Assinatura Premium Assinatura Premium

Primeiro caminhão elétrico da Mercedes-Benz começa a ser testado na Europa

Publicado em 20/02/2017

O Urban eTruck oferece conceitos de economia e ecologia e teve recepção muito positiva pelos clientes da marca

A Mercedes-Benz está disponibilizando as primeiras unidades do caminhão pesado Urban eTruck, primeiro totalmente elétrico da marca, para testes com clientes na Europa. O modelo, com PBT (Peso Bruto Total) de 25 toneladas e autonomia de até 200 km, foi apresentado durante a Feira Internacional de Veículos Comerciais de 2016, em Hanover, na Alemanha. Depois da apresentação, o primeiro lote será entregue a um pequeno grupo de clientes.

O chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks, Stefan Buchner, exalta que a reação dos clientes da marca foi muito positiva. “Já estamos falando de cerca de 20 potenciais clientes dos setores de logística, alimentício e coleta de lixo. Com os primeiros caminhões em teste, estamos agora perto do próximo passo, a produção do modelo em série”, explica. Segundo ele, a expectativa é produzir o Urban eTruck em grande escala até 2020.

O Urban eTruck oferece conceitos de economia e ecologia. Inicialmente, um lote do veículo será produzido e destinado para clientes da Alemanha e, posteriormente, para clientes de outros países da Europa. Os modelos serão usados pelos clientes durante aplicações reais do produto, otimizando ainda mais o conceito do veículo elétrico e as configurações dos sistemas do caminhão. Além disso, o teste contemplará trocas de marchas, gerenciamento do tempo de carga da bateria e da autonomia do eTruck.

"Sempre que se trata de questões tecnológicas para o futuro, nós somos a referência do mercado, como aconteceu quando apresentamos para o mundo a condução autônoma, a conectividade e, agora, o caminhão totalmente elétrico”, afirma Buchner. “O ano de 2017 será de concretização, pois estamos desenvolvendo, gradativamente, veículos e sistemas para atingir a excelência exigida pelo mercado", completa.

Para que possam operar em diversas aplicações, versões do Urban eTruck de 18 e 25 toneladas serão equipadas com carroceria frigorífica, baú carga seca e também plataforma. Junto com um carregador especial para as baterias da propulsão, os veículos serão entregues a clientes para uso por um prazo de doze meses, com o apoio da área de testes da Mercedes-Benz Trucks. Durante esse prazo, serão registrados os perfis de utilização e as áreas de aplicação, além da comparação entre conhecimentos adquiridos ao longo dos testes com as expectativas já apresentadas pelos clientes.