LogTalk LogTalk

Porto de Lisboa registra crescimento e está de olho nas empresas exportadoras brasileiras

Publicado em 24/03/2011

O Porto de Lisboa vai participar mais uma vez da grande feira Intermodal South America (de 5 a 7 de abril no ExpoTransamerica, em S. Paulo) com muito empenho em atrair cada vez mais as empresas exportadoras brasileiras. Como a grande porta de entrada no continente europeu, registrou um crescimento acumulado de quase 3% em quantidade de mercadorias movimentadas em 2010. Só em dezembro, o aumento foi de 9,8% em comparação ao igual período de 2009. Com resultados positivos ano a ano e o aumento acumulado de 150% em 2010 em tráfego fluvial, o Porto de Lisboa firma-se como a melhor porta da Europa para as empresas das Américas, tanto pela sua posição estratégica frente ao Atlântico, pelos equipamentos disponíveis e agilidade nas operações e pelas vantagens na capilaridade de vias para distribuição das cargas pelo continente europeu. 

O Porto de Lisboa dispõe do melhor transit time da Europa para o Brasil e sua posição atlântica reforça sua competitividade face a outras alternativas portuárias, representando uma economia de tempo de até 2 dias nos tráfegos para Portugal e Espanha. 

Granéis sólidos e contêineres 
Os principais responsáveis por esse crescimento foram os granéis sólidos (19,2% de aumento no último mês de 2010) e carga contentorizada (9,4%). Em valores acumulados no ano, estes também foram os itens de maiores aumentos registrados: os volumes movimentados em granéis sólidos cresceram 6,2% e os de carga contentorizada, 3,4%. 

Em relação à movimentação de carga contentorizada, em dezembro houve um aumento de 10,3% em Teu´s e de 11,5% no número de contêineres. Em termos acumulados, em 2010 movimentou-se mais 2,4% em Teu´s e 2,8% no número de contêineres. Isso se deve em grande parte à performance do Terminal de Contentores de Alcântara, que teve um crescimento acumulado de 13,8% em Teu´s e de 16% no número de contêineres. 

Na movimentação dos granéis sólidos, merece destaque o crescimento acumulado registrado pelo Terminal de Granéis Alimentares da Trafaria, com crescimento acima dos 35%.