LogTalk LogTalk

Panalpina foca em mercado de perecíveis com aquisição da Newport Cargo S.A.

Publicado em 19/07/2018

Operadora logística anuncia aquisição empresa argentina especializada na exportação de peixes e frutas para os Estados Unidos

O Grupo Panalpina, um dos principais fornecedores de soluções para a cadeia de suprimentos, anunciou que irá adquirir a empresa argentina Newport Cargo S.A., especializada na exportação de peixes e frutas para os Estados Unidos. Com acordo firmado em junho, objetivo do Grupo Panalpina é aumentar a participação no mercado global de alimentos perecíveis.

Sediada no centro de Buenos Aires e com escritórios no aeroporto internacional da cidade, mais conhecido como Ezeiza, a Newport Cargo exporta, via aérea, aproximadamente 24 mil toneladas de produtos perecíveis por ano. Peixes e frutas são transportados regularmente para o mercado norte-americano onde a empresa tem uma forte base de clientes, além de uma filial na cidade de Miami. A Panalpina tradicionalmente importa produtos de alta tecnologia e bens de consumo para a Argentina. 

Segundo o CEO do Grupo Panalpina, Stefan Karlen, toda a carga que sai da América do Sul para a América do Norte pode ser conectada ou integrada à exclusiva rede de voos fretados da companhia, por meio da escala que possui em Huntsville, nos Estados Unidos. “As atividades de perecíveis da Panalpina tiveram início na América Latina, uma das maiores regiões produtoras de produtos frescos do mundo. Ao adquirir a Newport Cargo, não estamos apenas ganhando controle sobre as exportações argentinas de perecíveis, mas também de países vizinhos, já que muitos dos peixes, frutas e sementes que chegam à Argentina, por exemplo, vêm dessas regiões”, explica. 

“Ao longo dos últimos quarenta anos, construímos relacionamentos muito fortes com clientes e companhias aéreas, uma ampla expertise com perecíveis e um nicho de negócios bem-sucedido com cargas vivas”, afirma o CEO e acionista majoritário da Newport Cargo, Roberto Fernandez. Segundo ele, agora será possível levar o conhecimento para a rede da Panalpina e ter benefícios quanto à estruturas e processos estabelecidos para atualizar as ofertas de serviços.

Em breve, a equipe de 42 funcionários da empresa argentina, que atende a 150 clientes, e os 60 colaboradores da unidade local da Panalpina estarão unidos sob o mesmo endereço na capital do país. Assim que o negócio for fechado, Federico Calvo, atual CCO da Newport, também se juntará à Panalpina e será o responsável pelas operações de frete aéreo da empresa na Argentina.

“Nossa força de trabalho na Argentina praticamente dobrará e estamos muito animados para obter os perecíveis concentrados de primeira linha e o conhecimento ímpar de nossos novos colegas da Newport Cargo”, comenta o diretor administrativo da Panalpina na Argentina e no Uruguai, Laurent Riesen.

Impacto no Brasil
De acordo com o presidente da Panalpina Brasil, Marcelo Caio Bartolini D’Arco, esta aquisição também impactará os negócios da companhia no País. “Este é um movimento que trará um ganho de volume significativo aos nossos negócios no mercado de perecíveis, onde queremos crescer ainda mais. Com esta aquisição, ganharemos também mais agilidade nas exportações feitas da Argentina para o mercado brasileiro”, diz. 

D’Arco revela que os planos de expansão da companhia resultaram na aquisição de empresas na África e na Europa. Além disso, a aquisição de um projeto no Brasil também está em discussão.