Assinatura Premium Assinatura Premium

Nova edição da MundoLogística destaca os desafios do planejamento das operações de armazenagem

Publicado em 16/05/2016

Devido à crise global, as empresas têm procurando soluções rápidas de racionalização dos recursos de Supply Chain. No entanto, grandes projetos de armazenagem exigem de um a dois anos, desde a concepção até a plena operação. Portanto, as empresas que conseguirem se preparar para o futuro conseguirão se beneficiar de um momento econômico mais favorável. Por isso, é preciso começar a se planejar o quanto antes.

Diante dessa necessidade premente de planejamento, o artigo de capa da nova edição da Revista MundoLogística mostra como as empresas, que hoje têm as suas operações de armazenagem com altas taxas de ocupação, em virtude do crescimento econômico observado entre 2010 e 2014, podem agora se planejar para a alavancagem econômica esperada para 2017. Os autores do artigo detalham os desafios desse planejamento em longo prazo e quais as opções para se tomar uma decisão mais correta.

Preocupadas, também, com os custos fixos altos e vendas abaixo do esperado, muitas empresas analisam a economia, a eficiência e a flexibilidade que os operadores logísticos podem oferecer, nesse momento de recessão, transformando custos fixos em variáveis. Na reportagem especial desta edição, foram entrevistados mais de 40 operadores logísticos para falar sobre redução de custos, tecnologias, oportunidades, produtividade e inovação, enfatizando a gestão eficiente e segura que eles podem proporcionar aos embarcadores.

Nesta edição, foram abordados, ainda, outros temas importantes, como a gestão de estoques em tempos de crise, o transporte de cargas valiosas, a logística colaborativa, as operações omnichannel, a Manifestação do Destinatário Eletrônica (MD-e), os terminais privados, a gestão de riscos na cadeia de suprimentos, a logística reversa, entre outros.

Para mais informações, acesse http://www.mundologistica.com.br/portal/revista.shtml.