ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Transfolha - Dia dos Pais

 

Categorias

 

Fretebras

 

Laguna

 

Landing Easydoc

 



MOVIMAT 2016 registra confiança do setor de logística com a retomada econômica do Brasil

Publicado em 30/09/2016

Os principais players do setor de logística estão confiantes com a retomada econômica do Brasil e voltam a investir. Esse clima de esperança e otimismo foi verificado na edição de 2016 da MOVIMAT – Salão Internacional de Logística Integrada, realizada de 20 a 22 de setembro, em São Paulo. O evento se consolida como o principal do setor ao apresentar novidades tecnológicas e soluções que contribuem para reduzir os custos das operações logísticas, tornando os negócios mais competitivos, além de palco para mostrar e debater tendências com a realização da XX Conferência Nacional de Logística, em parceria com a ABRALOG – Associação Brasileira de Logística. A MOVIMAT 2016 teve um aumento no número de visitantes em relação à última edição e, principalmente, uma maior qualificação do público com alto poder de decisão de compra, o que elevou a satisfação dos expositores com o evento.

“Agora o momento é de esperança! O pior já passou e certamente o último trimestre deste ano será muito melhor do que o primeiro. Pudemos sentir isso na MOVIMAT com as empresas fazendo negócios e também com o Programa de Parcerias de Investimentos, do Governo Federal, que começa a ser deflagrado, dando prioridade à infraestrutura. O atual momento econômico do Brasil torna a logística muito importante, pois ela acaba sendo um fator de competitividade em momentos de desafios e será o primeiro a reagir rapidamente à retomada da economia”, acredita o presidente da ABRALOG, Pedro Moreira.

Para Fernando Fischer, presidente da Reed Exhibitions Alcântara Machado, empresa que promove a MOVIMAT, a logística é um setor extremamente estratégico para impulsionar a economia. “Investimos na logística não só no Brasil, mas globalmente, pois esse setor está intimamente relacionado com o nosso portfólio de eventos para o setor industrial e automotivo. A MOVIMAT faz parte do calendário internacional de feiras da companhia, que possui outros eventos desse setor nos EUA, México, França, Indonésia e Tailândia e vamos continuar trazendo inovações e ferramentas para potencializar os negócios em logística”, afirma Fischer.

A edição de 2017 da MOVIMAT – Salão Internacional da Logística Integrada já tem data definida e um novo local: será de 16 a 19 de outubro, no São Paulo Expo, um dos mais modernos centros de exposições da capital paulista.

MOVIMAT fomenta negócios no setor de logística
Estiveram na MOVIMAT de 2016 compradores de empresas como Scania, Honda, Toyota, Latam, Pernambucanas, Embraer, Drogaria Onofre, Correios, Ajinomoto, Fnac, Cacau Show, Bosch, entre outras.

“A MOVIMAT me atraiu para buscar novos fornecedores e parceiros de negócios. É a quinta vez que visito a feira e essa está sendo uma das melhores”, destaca o gerente de logística do Seta Atacadista, Jeferson Lopes.

A alta qualificação do público visitante desta edição da MOVIMAT foi um ponto que chamou bastante a atenção das empresas expositoras, que fecharam negócios na feira e deram início a outros que deverão se concretizar nos próximos meses, contribuindo para a retomada da economia brasileira.

A Retrak, empresa que loca e vende equipamentos para movimentação e armazenagem de materiais, fechou durante a MOVIMAT um negócio de R$ 5,2 milhões para a aquisição de equipamentos do Kion Group, que comercializa empilhadeiras das marcas Still e Linde. “A Retrak tem como diretriz investir constantemente na sua frota de equipamentos, oferecendo ao mercado as melhores soluções. Mesmo em um momento de crise, seguimos apostando numa retomada da demanda, que exigirá de nós o preparo para atender as operações. Nós investimos porque acreditamos também na qualidade dos equipamentos Linde e Still e no apoio do fabricante para que tenhamos os melhores equipamentos para as melhores operações”, destaca o diretor executivo da Retrak, Fábio Pedrão.

A alta qualificação do público é um aspecto ressaltado pelo CEO da Alcis Softwares para Logística, Luiz Antônio Rêgo. “Há muitos anos expomos na MOVIMAT porque é a melhor feira do nosso segmento, muito focada para a nossa empresa, que é de software logístico. Das feiras de logística, a MOVIMAT é que melhor faz uma taxa de conversão de prospectos em clientes, pois temos muito acesso a diretores, CEOs, tomadores de decisão, então conseguimos reduzir muito o círculo de venda. Esta edição está muito boa, com expositores de melhor nível e visitantes mais qualificados, que é o que buscamos”, afirma o CEO.

“Já é o nono ano consecutivo que expomos na MOVIMAT e é uma estratégia de crescimento da companhia expor a marca, estar mais próxima dos clientes, do público de logística, e mostrar que, na contramão da crise, a Senior continua com todos os investimentos no segmento. É uma excelente maneira de fazermos novos contatos e prospectar clientes, de mostrar nossos produtos e novidades”, atesta o diretor da unidade de logística do grupo Senior Sythex Tecnologia, Marcelo Augusto Franco.

Essa percepção é compartilhada pelo diretor comercial da Combilift, líder mundial em soluções customizadas de movimentação de material, Rafael Kessler. “A Combilift está no Brasil há sete anos e sempre participa da MOVIMAT porque é a melhor feira de logística e a que traz melhores resultados para nossa empresa, principalmente porque temos a oportunidade de atrair novos clientes. É uma feira de relacionamentos! Os projetos da Combilift são de longa duração, então é difícil fechar negócio na feira, mas muitos clientes que temos pelo Brasil foram identificados na MOVIMAT”, revela Kessler.

A Rodada de Negócios realizada no primeiro dia da feira movimentou R$ 8 milhões em apenas duas horas de reuniões entre empresas expositoras e compradores. Outro diferencial da MOVIMAT para fomentar os negócios é o Premium Club, iniciativa da organização da feira que seleciona profissionais tomadores de decisões e compradores que participam do evento por meio de um programa com serviços diferenciados como entrada exclusiva, área reservada para estacionamento, credencial antecipada, Wi-Fi grátis, área dedicada para relaxamento, sala de jantar e sala de bagagens e sala com infraestrutura para reuniões comerciais.

Palco para discussão de tendências do setor
Simultaneamente à MOVIMAT foi realizada a XX Conferência Nacional de Logística (CNL), organizada pela ABRALOG, que abordou em painéis temas como integração indústria-varejo, logística farmacêutica, tecnologia, multimodalidade, mobilidade urbana e Real Estate. O encerramento da CNL trouxe em primeira mão os resultados do trabalho de logística realizado nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, cuja excelência foi reconhecida pelo COI – Comitê Olímpico Internacional.

Outra atração que chamou bastante a atenção do público foi a Ilha do Conhecimento, que ofereceu palestras gratuitas de capacitação profissional com especialistas que são referência no mercado. No local foi realizada a edição paulista do Digitalize-me criado pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) para estimular a cultura do empreendedorismo digital e levar conhecimentos sobre o mundo digital para os profissionais de logística. “O conteúdo das palestras do Digitalize-me foi muito bem recebido pelo numeroso e interessado público da MOVIMAT, que destacou o fato de serem informações agregadoras, bem direcionadas e oferecidas por profissionais com vivência no mercado”, destaca Maurici Junior, membro do Conselho de Administração da ABComm.

 

Veja também: