LogTalk LogTalk

Mercado Livre implementa malha logística de 200 mil m2

Publicado em 19/11/2018

Ainda neste ano serão lançados quatro cross-docking centers e um novo centro de distribuição, ampliando a capacidade em quatro vezes até o 1° trimestre de 2019

mercado livre anuncio malha logística 200 mil m²

O Mercado Livre anunciou a ampliação dos serviços da unidade de logística Mercado Envios, com o lançamento de quatro centros de cross-docking até dezembro deste ano e um novo centro de distribuição no primeiro trimestre de 2019. Com 111 mil m², o novo CD será localizado em Cajamar (SP) e destinado à operação de fulfillment, que permite que o Mercado Livre gerencie etapas como coleta, armazenamento, embalagem e entrega, permitindo que o vendedor tenha mais tempo para se dedicar à estratégia do negócio e vendas.

Os novos espaços vão incorporar a operação já em curso no centro de distribuição de Louveira (SP), cuja estrutura já passou de 17 mil m² para 51 mil m² e que sofrerá nova expansão, agora vertical, triplicando o espaço ocupado até o final deste ano. Com o investimento – que integra os R$ 2 bilhões anunciados para o Brasil em 2018–, a companhia pretende diminuir o tempo de entrega dos produtos e aumentar a oferta aos lojistas interessados em integrar as vendas e a operação com os serviços de entregas do marketplace. Todos os novos espaços devem empregar mais de 3,5 mil pessoas da capital e do interior do estado de São Paulo, até o final de 2019.

“Para crescer e inovar no comércio eletrônico, é necessário investir em tecnologia continuamente”, diz o diretor de Mercado Envios, Leonardo Bassoi. “No caso do Mercado Livre, a tecnologia de gerenciamento de estoque e de transporte, desenvolvida pela própria empresa, é o que garante a escala da nossa operação, que tem sustentado um crescimento acima dos 30% nos últimos 12 trimestres consecutivos, tendo chegado a 33% no terceiro trimestre. Com o novo Centro de Distribuição em Cajamar, que será o maior empreendimento do setor de ecommerce no país, buscamos manter essa posição de liderança.”

A nova rede estará embarcada em tecnologia do próprio Mercado Livre, criada pelo time de desenvolvedores da companhia. Isso permite que os produtos cheguem mais rápido e que sejam embalados dentro de um padrão de qualidade pré-estabelecido para o consumidor.

Envios Flex

Também em inovação nas entregas, a companhia disponibilizará ainda este ano o aplicativo Mercado Envios Flex, opção em que o vendedor tem a possibilidade de recrutar portadores de diversas modalidades – seja a pé, pedalando, pilotando uma moto ou dirigindo um veículo –, para realizar entregas no mesmo dia e no dia seguinte.