LogTalk LogTalk

Marcas registram baixas de até 89% em índices de ruptura com soluções para gestão da cadeia de suprimentos

Publicado em 22/10/2014

Indústrias e varejos sincronizam suas cadeias de suprimentos para garantir disponibilidade de produtos nas gôndolas

O caminho entre a fabricação de um produto na indústria até a venda ao consumidor final pode ser bem mais complexo do que muita gente imagina. Como saber quantos itens devem ser produzidos para que não falte e nem sobre na produção, nos centros de distribuição e nas lojas, de acordo com o consumo? Como as indústrias e os varejos colaboram para manter as informações de produtos atualizadas e poder lançá-los o mais rápido possível?

Para garantir que o consumidor tenha o produto desejado, na hora certa, no lugar certo, na quantidade desejada e com preço adequado, é preciso sincronizar a cadeia de suprimentos, para que haja eficiência e integração de ponta a ponta. Isso só é possível com o apoio de soluções tecnológicas junto a processos colaborativos.

A Bombril utiliza a solução NeoGrid Visibilidade, que permite acompanhar, diariamente, o desempenho comercial dos produtos nas lojas, a partir da disponibilização de informações do varejo para orientar a equipe comercial com informações focadas.

Composta por 29 marcas, 416 itens divididos em 70 categorias, presentes em 99% das lojas brasileiras, enfrentava desafios como falta de informações sobre o nível de estoques nos pontos de venda, dificuldade para acompanhar as tendências de seus produtos e, por consequência, rupturas e excessos de estoques.

A solução permite a colaboração entre a Bombril e os varejos, incluindo Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart, Makro, Sam’s Club e Maxxi. Permite também organizar um ajuste de demanda junto ao varejista, buscando que o consumidor encontre o produto desejado na loja. Resultado: considerando a média dos produtos alvejante Vantage, amaciantes Mon Bijou, desinfetante Pinho Bril e Kalipto, detergente Limpol, lava roupas Mon Bijou e Tanto, em um ano, os índices de ruptura indicaram uma baixa média de 71%, com destaque para o detergente Limpol, que caiu 89%, ficando abaixo de 1% em termos de índice de ruptura.

“As análises geradas pelo sistema permitem melhor orientação das equipes de vendas, supervisores, promotores e avaliações que mostram como atuar diante dos maiores desafios do varejo”, ressalta Rafael Rocha Ferreira, gerente de Vendas da Bombril.

No lado dos varejos, a holding BR Home Centers conseguiu reduzir para 3% o índice de ruptura média na rede de lojas, com uma cobertura média de 85 dias de estoque, utilizando a solução NeoGrid DRP. As empresas TendTudo e Casa Show, que compõem a holding, contam com 23 lojas, sete centros de distribuição e 2.000 funcionários. O patamar de desempenho é único no segmento de home centers no País.

Sincronizar com o varejo Carrefour as informações de seus produtos, de forma padronizada e em tempo real, desde a criação de um novo item, até a entrega desse item no Carrefour, em um único ponto, era o que buscava a Buddemeyer S.A., empresa têxtil de Santa Catarina e, hoje, uma das líderes no segmento de cama, mesa e banho. Após a aquisição do NeoGrid DataSync e EDI Mercantil, a Buddemeyer conseguiu acelerar o processo de lançamento de novos produtos dentro do Carrefour, com uma redução média de 30 para 10 dias.

“Conseguimos agilidade no processo de vendas e marketing, alinhando, de maneira mais completa, as informações de nossos produtos com um importante varejo,” destaca Simoni Viera, comercial da Buddemeyer.

Já a Cremer, maior empresa brasileira de produtos para cuidados com saúde, também utilizando a solução EDI, conseguiu reduzir em cerca de 20% as inconsistências de pedidos por digitação errada. Além da redução da digitação de pedidos equivocada, a implantação da solução na Cremer permitiu o ganho de 24 horas de lead time (tempo necessário para reposição de um produto em estoque) nas entregas.

“Precisávamos aumentar a integração entre cliente e fornecedor, estabelecer mais confiança nas transações de dados e ganhar tempo no processo de faturamento”, explica José Augusto Motta, gerente de Vendas da Cremer.