Multilog Multilog

Manutenção preditiva é uma das prioridades de investimento em tecnologia das empresas

Publicado em 11/08/2023

Logística preditiva será um dos temas destaque da programação do "Logística do Futuro", evento promovido pela MundoLogística que será realizado nos dias 29 e 30 de agosto, em São Paulo

Por Camila Lucio


Investimento em logística preditiva surge como um diferencial para as empresas (Foto: Shutterstock)

À medida que as operações logísticas se tornam cada vez mais complexas e globalizadas, o investimento em logística preditiva surge como um diferencial para as empresas que buscam permanecer competitivas. Combinando dados históricos, análises em tempo real e algoritmos de inteligência artificial, permite a previsão da demanda, comportamentos de clientes e desafios operacionais.

Fato é que a manutenção preditiva consta como uma das prioridades de investimento em tecnologia. Um estudo desenvolvido pela Logicalis e divulgado pela Forbes mostrou que, entre 2018 e 2021, o número de empresas em fase de PoCs (prova de conceito) de tecnologias relacionadas a IoT cresceu 15 pontos percentuais na América Hispânica e 25 pontos percentuais no Brasil, com 57% das empresas já em processo de implementação.

Segundo a pesquisa, o monitoramento de ativos (sensores) e manutenção preditiva correspondem 31% das soluções mais usadas pelas organizações, no Brasil. Seguidas de geolocalização (28%) e rastreamento de entregas, cargas e/ou logística externa (27%).

TECNOLOGIA APLICADA NA PRÁTICA

Uma das empresas que tem investido em logística preditiva é a Trimble. Em entrevista exclusiva à MundoLogística em maio deste ano, a gerente comercial da companhia, Rebeca Ludovico, ressaltou que a nova tecnologia de predição de acidentes, lançada recentemente, ajuda os gestores de frota a predizer quais são os motoristas com maior risco de sofrer algum tipo de acidente, salvando vidas e otimizando o processo de análise de dados.

“Caso algo saia do padrão, conseguimos antecipar a tomada de decisão. Diferentemente do que acontecia no passado ou o que acontece em operações sem tecnologia, que o cliente só recebe informação depois que um acidente já aconteceu e fica tentando levantar hipóteses das razões. Por isso, trabalhamos de forma antecipada”, disse a executiva.

Inclusive, segundo a Maplink, uma das tecnologias de Inteligência Artificial mais utilizada na gestão de frota é justamente a manutenção preditiva. “Ao analisar grandes quantidades de dados sobre o desempenho do veículo, a IA pode identificar padrões e tendências que podem indicar possíveis problemas”, afirmou a empresa.

IMPACTO POSITIVO DO USO DE TECNOLOGIA

Em artigo publicado na revista MundoLogística, Fábio Rodrigues, CEO e co-founder da Novidá, destacou que a evolução da tecnologia tem permitido que aplicações utilizando os conceitos de Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) ganhem cada vez mais espaço para otimizar o desempenho da logística nos negócios.

O aumento da capacidade de processamento faz com que o planejamento, a definição de estratégias e até a avaliação de opções sejam feitas com mais eficiência, visando sempre a melhoria contínua e a redução de desperdícios.

“Um exemplo de cenário de implementação é a integração de dados meteorológicos para definição de melhores rotas de entrega, além de prever qualquer tipo de alteração de última hora. Se uma entrega para um cliente tem uma determinada rota original e os modelos de análise preditiva conseguem identificar algum tipo de atraso, com base em dados da previsão do tempo, rotas alternativas já podem ser utilizadas”, afirmou o executivo.

LOGÍSTICA DO FUTURO

Logística preditiva será um dos temas destaque no evento “Logística do Futuro”, promovido pela MundoLogística, que terá programação focada e debates com executivas e executivos que são referências técnicas do setor.

O evento será realizado em São Paulo nos dias 29 e 30 agosto e, além dos painéis, terá uma feira de negócios com as soluções mais inovadoras do mercado. Para conferir o cronograma e garantir a sua participação, acesse o site: https://logisticadofuturo.com.br/