LogTalk LogTalk

Manserv desenvolve projeto que aumenta em 400% a produtividade do carregamento interno de suprimentos

Publicado em 29/06/2016

A utilização de um veículo elétrico, no processo, diminui de 4 para 1 hora o percurso total de distribuição de materiais diversos

A eficiência na logística de entrega de equipamentos, em áreas de trabalho, é um importante passo para a melhoria de todos os processos posteriores na cadeia produtiva. Atenta a essa questão, a Manserv desenvolveu um estudo inovador, que permitiu a um de seus clientes, uma empresa do setor médico, instalada em São José dos Campos, no interior paulista, alcançar um ganho em produtividade de 400%, no processo.

Aplicando a metodologia Plan-Do-Check-Action (PDCA), a empresa constatou que o seu cliente possuía deficiência no transporte de materiais, peças e ferramentais, em locais distantes da oficina e base de atuação. Ao todo, o percurso para a coleta e distribuição dos materiais de manutenção predial, civil e elétrica, nos locais, era de 22 km, feito, até então, em 4 horas. O ganho de agilidade, nesse processo, para apenas 1 hora, com o mesmo caminho percorrido, deu-se com a inclusão de um veículo elétrico, em substituição ao carro manual puxado por esforço humano.

“Além da melhoria no tempo total de coleta e distribuição, é importante ressaltar a melhoria da exposição aos riscos. Para carregar e mover o veículo, o colaborador necessitará de um esforço bem menor, além de não precisar conduzi-lo com o auxílio da força”, destaca o diretor-geral de Facilities da Manserv, Ricardo Moreira.

Segundo o executivo, para operar o veículo, o almoxarife é devidamente certificado e treinado, inclusive, para o seu manuseio e carregamento elétrico. “O investimento total do investimento, incluindo o equipamento e a capacitação, foi de R$ 56 mil. Somente de saving anual, o projeto alcança economia de R$ 39 mil, aliando, assim, eficiência e economia em uma única ação.”