LogTalk LogTalk

Manserv cria método que melhora processo de recebimentos em 20%

Publicado em 13/04/2017

Ações como a padronização, conferência e armazenagem foram fundamentais para o ganho de produtividade

A Manserv desenvolveu um método capaz de alcançar aumento produtivo de até 20% no recebimento paletizado. A ação, realizada em uma planta industrial que atua no interior de Minas Gerais, visa aperfeiçoar o recebimento de materiais, considerado uma etapa importante para garantir ganhos em eficiência nos processos intralogísticos.

O projeto começou a ser desenvolvido em outubro de 2016 e consiste na adoção de medidas que otimizem ao máximo o dock to stock (da doca até o estoque, em português), ou seja, o período entre o recebimento do material na doca e a disponibilização no estoque. Para isso, a equipe de engenharia da Manserv adotou a padronização do processo, estabelecendo um fluxo contínuo para o recebimento, conferência e armazenagem com empilhadeiristas. Com a ação, o dock to stock caiu para 77% (de 1,3 para 0,3 dia) e a produtividade cresceu cerca de 20%.

O projeto também incluiu a instalação de um dashboard para o acompanhamento em tempo real do desempenho da operação de recebimento de paletes, possibilitando aos gestores detectar e tomar ações corretivas para sanar desvios durante o processo no menor tempo possível. “Além de fornecer indicadores para mensurar as melhorias, a ferramenta auxiliou também a evolução do atendimento durante a programação dos recebimentos e aderência ao volume contratado”, explicou o diretor geral de logística da Manserv, Marcelo Augusto Felipe.

De acordo com o executivo, a aplicação do dashboard provocou aumento de 6% na produtividade do recebimento. “A disposição dos parâmetros gerenciais e operacionais tem auxiliado os gestores a detectar os pontos que podem ser aperfeiçoados, detalhando até mesmo o desempenho de cada colaborador”, disse.