Assinatura Premium Assinatura Premium

Logística portuária no Amazonas apresenta R$ 262 milhões em investimentos para 2015-2016

Publicado em 07/01/2015

O Grupo Chibatão investirá R$ 262 milhões para o biênio 2015-2016, na modernização e maior eficácia das operações no terminal portuário e nas demais unidades da empresa, contribuindo para agilizar os processos nas áreas comercial e industrial do Estado do Amazonas.

De acordo com o diretor-executivo do Grupo, Jhony Fidelis, o objetivo da empresa é oferecer melhores serviços aos clientes, principalmente do Polo Industrial de Manaus e comércio do Amazonas, dentro da estratégia de se tornar um provedor logístico cada vez mais completo e competitivo.

Para isso, o Chibatão inaugurará a nova área do pátio alfandegado, que terá acréscimo para armazenar 7.500 TEUS. Outra novidade é a expansão do píer, o maior do gênero fluvial no mundo, que, dos atuais 450 metros de comprimento, passa para 710 metros e será entregue ainda em março de 2015.

Para Fidelis, somente a ampliação do píer flutuante aumentará a capacidade em 50%, o terminal, que operava com quatro navios, poderá operar, simultaneamente, seis navios. Cerca de 80% das cargas importadas ou exportadas pelas fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e comércio passam pelo Porto Chibatão via navios de cabotagem ou longo curso.

Nova ponte de acesso ao píer
Ainda no cais do Terminal Chibatão, o projeto de modernização da empresa prevê a construção de uma segunda ponte de acesso, que permitirá reduzir pela metade o tempo de transporte de contêineres entre pátios e navios, com a circulação em sentido único de carretas e veículos em cada pista.

Os pátios do complexo portuário também estão inclusos no projeto e estão sendo ampliados para 2 milhões de m2 de área. “Em uma época em se que cobra investimentos em logística e infraestrutura portuária, o Grupo Chibatão, uma empresa 100% privada e brasileira, está aplicando recursos próprios para garantir o desenvolvimento econômico e social do Estado e da Amazônia, com um dos melhores e mais eficientes portos do País a médio prazo”, assegura Fidelis, ao destacar o compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade da companhia.

“Todos os produtos utilizados e já descartados nos processos são reciclados e reaproveitados em outros setores da empresa”, acrescenta ele, ao citar o sucesso do programa interno de gerenciamento de resíduos sólidos, que, a cada mês, retira 30 toneladas de resíduos antes descartados.

Veículos
Pioneiro na implantação e utilização de Guindastes Pórticos sobre Pneus do modelo RTG da marca Liebherr, na região Norte, desde 2012, com as seis primeiras unidades, o Plano de Investimentos 2015-2016 do Chibatão também inclui o início das operações de quatro novos guindastes Post Panamax Liebherr.

No setor de transportes, 70 novas carretas e 50 novos “cavalos mecânicos automáticos”, monitorados via satélite para o transporte de contêineres, serão somados à frota da companhia.

Destaque entre as ações de 2014, também estão inclusos programas de capacitação profissional, atendimento e saúde de colaboradores, e modernização das instalações de estruturas administrativas.