ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Transfolha - Dia dos Pais

 

Categorias

 

Fretebras

 

GLP Jun/19

 

Laguna

 

Landing Easydoc

 



Intermodal South America 2015 acontece em abril

Publicado em 20/02/2015

Ganho de produtividade e controle de custos motivam embarcadores de cargas a buscar soluções no evento

Entre os dias 7 e 9 de abril, será realizado um dos principais encontros do setor de logística, transportes de cargas e comércio exterior das Américas: a Intermodal South America, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Em sua 21ª edição, o evento traz novidades, como a realização simultânea da InfraPortos South America, feira dedicada ao setor de infraestrutura portuária, e reforça a importância urgente dos transportes e da logística na estruturação das trocas comerciais no País e dele com outros mercados.

“Com mais de 20 edições, a feira é, para o mercado, um parceiro de negócios que apresenta soluções para a logística, transporte de cargas e comércio exterior, com serviços de ponta para o ganho de eficiência, um dos grandes desafios da atualidade”, comenta o gerente da Intermodal South America, Ricardo Barbosa.

Segundo o executivo, os tempos, como os atuais, desafiam as empresas a serem mais produtivas internamente, otimizando recursos de sua sistemática operacional, e externamente, adotando soluções de abastecimento eficazes e custos controlados. “A logística, portanto, é fundamental para aperfeiçoar os processos e integrar recursos. É justamente na Intermodal que os embarcadores encontram a solução completa para o seu negócio.”
 
A dois meses de sua realização, a Intermodal South America já conta com mais de 600 marcas de 25 países. Do universo de empresas expositoras, 46 participam pela primeira vez e 11 voltaram a integrar o evento. São representantes de todos os elos da cadeia de distribuição de todo tipo de carga: armazenagem, transporte marítimo, aéreo, ferroviário e rodoviário, operação logística doméstica e internacional, tecnologia de informação, serviços voltados ao comércio exterior, entre outros, que permitem que a carga saia da origem e chegue ao destino, mantendo controladas as variáveis tempo e custo.

Na edição de 2014, a Intermodal reuniu 48.436 visitantes. Este ano, a expectativa é ampliar o volume de visitação em 10%.

InfraPortos South America
Simultaneamente à realização da Intermodal South America, acontece a segunda edição da InfraPortos, feira de negócios com o foco em tecnologia, equipamentos e infraestrutura portuária. “A missão do evento é a de contribuir com a modernização da estrutura portuária e aumentar a capacidade de movimentação dos portos brasileiros. Para isso, reunimos, em um só local, players dos principais portos, terminais e armazéns do País, e de várias outras localidades, responsáveis pelos investimentos e operações do setor. Na última edição, 58% de nossos expositores afirmaram ter fechado negócios durante o evento”, informa Barbosa.

A primeira edição aconteceu em 2013, em Santos, no litoral de São Paulo, e reuniu mais de 60 empresas e um público de 2.800 pessoas. Este ano, a expectativa é a de atrair um grupo de 4.000 profissionais, que participam do processo decisório em portos, terminais, operadores portuários, Estação Aduaneira Interior (EADI), operadores logísticos, empresas marítimas e armazéns. “Há grande expectativa para o desenvolvimento do setor portuário, com volume de investimentos da iniciativa privada nos portos e terminais equivalente a R$ 36 bilhões, considerando as ações previstas no Plano de Investimento em Logística”, analisa Barbosa.

Conferências
Além de incentivar a geração de negócios, os eventos de conteúdo, organizados simultaneamente às duas feiras, ganham, este ano, temáticas mais aprofundadas, debatidas por experts nos diversos segmentos e que nortearão o setor no médio e longo prazos. 

Na Conferência Intermodal South America, o Seminário Político Econômico trará palestras sobre as perspectivas dos investimentos na infraestrutura de transportes para 2015-2016, debaterá a estrutura portuária, a cabotagem, a oferta e a contratação de mão de obra, além de ter uma série de palestras abordando a logística no e-commerce. Durante os eventos de conteúdo, também está programado um workshop sobre o comércio eletrônico para as micros, pequenas e médias empresas.

O segmento de granéis líquidos será abordado em evento exclusivo e inédito no País: o Tank Storage South America, dedicado às soluções para armazenagem de líquido a granel da América do Sul.  Na conferência da Infraportos South America, serão debatidos temas como gestão ambiental nos portos, desafios do ambiente regulatório, e segurança, automação e tecnologia. Outra iniciativa é o Solutions Fórum, um espaço dedicado às empresas para a apresentação de seus cases de sucesso e workshops.

As inscrições para as conferências e o credenciamento antecipado para as feiras podem ser feitos nos sites www.intermodal.com.br e www.infraportos.com.br.

 

Veja também: