Assinatura Premium Assinatura Premium

ID Logistics lança campus de inovação na França

Publicado em 14/02/2018

Objetivo do projeto é englobar e compartilhar interesses de desenvolvimento para o grupo e parceiros

O Grupo ID Logistics acaba de lançar um campus de inovação Paris, na França. A criação do campus é parte da estratégia de inovação do grupo, que está sendo desenvolvida há três anos, e visa englobar e compartilhar interesses de desenvolvimento da empresa e de parceiros, como universidades, startups e grupos industriais.

O espaço está instalado em uma área de mais de 1,5 mil m², próximo a dois sites operacionais (Castorama e Marionnaud) e compreende cerca de 20 projetos que foram implantados ou estão sendo testados em várias subsidiárias do grupo. Segundo a empresa, a abertura do campus vai permitir que clientes e prospects da ID Logistics vejam e tenham uma ideia concreta dos projetos.

Os projetos incluem uma série de inovações. Serão desenvolvidas atividades para melhorar a produtividade, ergonomia e a qualidade das condições de trabalho dos funcionários, como o Remote Controlled Forklift (coletor de pedidos semiautomático), o Efficient Pick (robô que move automaticamente as prateleiras para uma área de descarga), o Automated Shuttle e o assistente de manuseio.

Haverá também ações focadas na qualidade do serviço entregue ao cliente, como o robô varredor, o “vagão conectado” da Everysens. Baseada na Internet das Coisas, a solução oferece visibilidade completa sobre a localização dos vagões em serviço. Outras inovações planejadas são focadas em rastreabilidade de produtos, otimização de fluxos logísticos e desenvolvimento de comércio eletrônico.

Segundo o vice-presidente executivo de Desenvolvimento e Inovação, Ludovic Lamaud, a abordagem da inovação é fundamental para o crescimento da empresa. “O objetivo é desenvolver novos serviços que ofereçam um alto nível de valor agregado e aperfeiçoar processos e ferramentas operacionais para garantir a estratégia do grupo em apoiar seus clientes.”

Ele explica que a estratégia inclui envolver todo o sistema da empresa, incluindo centros de pesquisa, startups e universidades, para estabelecer um quadro estratégico global com metas que também são compartilhadas por todos os nossos funcionários. “A criação do Campus de Inovação participa ativamente na revolução que está sendo vista no setor e em que a ID Logistics pretende ser uma força motriz.”

Já Eric Hémar, CEO e Presidente da ID Logistics, ressalta a constante evolução de processos como aceleração dos fluxos, redução dos tempos de entrega, aumento do número de referências e uma preparação mais detalhada das unidades. “Precisamos constantemente nos atualizar e inovar para ajudar nossos clientes a crescer e para atrair novos clientes”, declara.