Assinatura Premium Assinatura Premium

ID Logistics brasil quer ampliar atuação em gestão de transportes

Publicado em 31/01/2012

Com participação de 10% no faturamento da ID Logistics, a área de gestão de transportes é foco da empresa para 2012. A decisão surgiu após análise do mercado que detectou a necessidade de serviços que ofereçam gerenciamento tático e operacional para operar fluxos de transporte,  administrar as transportadoras envolvidas na operação, garantir qualidade e redução de custos.

As empresas demandam além do serviço de transporte (transporte físico dos produtos) a gestão com valor agregado. Ou seja, a ID se propõe a fornecer ao cliente algo mais. Ela se torna um parceiro estratégico agregando “inteligência” ao processo. Normalmente uma transportadora possui apenas uma função e visão operacional (Veículo + Motorista + tecnologia + Processo Operacional Padrão).

Rodrigo Bacelar, Gerente Comercial e de Marketing da empresa, explica que pelo Data Center da ID Logistics são operados os softwares, ERP,    WMS, TMS, Roterizador, Control Tower, entre outros softwares de gestão que permitem controle e administração das operações de armazenagem e transporte. As etapas da gestão pela ID Logistics incluem a operação dos fluxos de transporte, gerenciamento das transportadoras, além de garantir a qualidade e nível de serviço.

 Segundo Fernando Camargo, Gerente Nacional de Transportes, outra atividade no âmbito estratégico é a  aplicação de inteligência ao processo de transporte, propondo  inovações tecnológicas, de equipamentos (exemplo carretas especiais) e no desenvolvimento de fluxos otimizados (backhauling). Tudo isso com o  foco na otimização e redução de custos.

 Crescimento em 2011

A expectativa de crescimento da ID Logistics no Brasil em 2011 passou para 30%. Os números finais devem ser divulgados em fevereiro. Apenas no primeiro semestre de 2011, a multinacional francesa de logística já cresceu 26% no Brasil, em comparação ao mesmo período de 2010. A informação foi divulgada pela direção do grupo, que também anunciou o novo foco da empresa em diversificação de serviços como transportes, que deve finalizar este ano com participação de 10% do faturamento