LogTalk LogTalk

IA aumentará a produtividade na logística em mais de 40% nos próximos anos

Publicado em 15/03/2024

De acordo com a Intelipost, estima-se que a Inteligência Artificial terá impacto substancial nos setores até 2035

Por Redação

IA aumentará a produtividade na logística em mais de 40% nos próximos anos
As possibilidades em aplicabilidade de IA na logística são várias e em diferentes pontos da cadeia (Foto: Shutterstock)

A utilização de tecnologias baseadas em Inteligência Artificial e Machine Learning para otimização da cadeia logística já é uma realidade e terá impacto no aumento de produtividade no segmento de logística estimado em 40% nos próximos 10 anos. O dado é da Intelipost.

Segundo a empresa, a tecnologia ajuda a Intelipost a fornecer aos clientes uma previsibilidade de demanda muito mais assertiva, com base em dados históricos, tendências de mercado e eventos sazonais. Isso contribui para que as empresas otimizem e reduzam as chances de ruptura de estoque.

De acordo com pesquisa recente da McKinsey, estima-se que as empresas de logística gerarão entre 1,3 e 2 bilhões de dólares anuais durante os próximos 20 anos em valor econômico, graças à adoção da IA nos seus processos.

Por meio de análises preditivas, com o uso de machine learning e modelos estatísticos, é possível realizar de forma rápida e eficaz a identificação de padrões que possam “prever” comportamentos. “Especialmente quando se pensa em logística de entregas, os consumidores anseiam por entregas rápidas, mas mais do que isso, eles querem saber o tempo todo onde está o seu pedido, pois isso traz uma sensação de segurança e confiança na compra realizada”, disse a companhia em comunicado à imprensa.

APLICABILIDADE DA IA

As possibilidades em aplicabilidade de IA na logística são várias e em diferentes pontos da cadeia. A empresa cita o desenho de malha logística, a otimização de rotas e frotas, previsibilidade de demanda e gestão de envios e coletas. A análise em tempo real de informações sobre condições de trânsito e previsão do impacto de manutenções de estradas, obras rodoviárias, congestionamentos e acidentes pode auxiliar na identificação de possíveis gargalos e adversidades, reduzindo custos operacionais.

Além disso, a personalização do atendimento e entregas sob medida às necessidades específicas de cada cliente é outra área que se beneficia da IA. A previsão da capacidade e gerenciamento da operação para dimensionamento dos recursos e ativos necessários também é essencial para uma boa performance financeira.

De acordo com a Intelipost, para implementar com sucesso soluções de IA em suas operações logísticas, as empresas devem considerar os seguintes passos:

  • Definir objetivos claros e alinhados à estratégia de negócio: antes de implementar qualquer solução de IA, é importante definir claramente quais são os objetivos que a empresa deseja alcançar.
  • Coletar dados de qualidade: a IA funciona com base em dados, portanto, é fundamental coletar dados de qualidade e em quantidade suficiente para que os algoritmos possam aprender e gerar insights valiosos.
  • Escolher a solução certa: existem várias soluções de IA disponíveis no mercado, portanto, é importante escolher a solução que melhor atenda às necessidades específicas da empresa.
  • Implementar a solução gradualmente: é importante implementar a solução de forma gradual, para que a empresa possa avaliar os resultados e fazer ajustes conforme necessário.