Assinatura Premium Assinatura Premium

Hyster-Yale e Somov apresentam produtos com baterias de Íon-Lítio

Publicado em 23/02/2018

Equipamentos elétricos para movimentação e armazenagem já estão disponíveis com essa tecnologia para comercialização no Brasil

A Hyster-Yale Group, fabricante de equipamentos de movimentação de materiais, e a Somov, distribuidora autorizada das marcas Hyster (região Norte, Sudeste, Centro-Oeste e Maranhão) e Yale (estado de São Paulo), anunciam que os equipamentos elétricos comercializados no País terão versões disponibilizadas com baterias de Íon-Lítio a partir deste mês.

No Brasil, o recurso está disponível para grande parte do portfólio das marcas Hyster e Yale de empilhadeiras e paleteiras elétricas. Segundo o gerente de Estratégia em Equipamentos Elétricos da Hyster-Yale Group, Norival Capassi, a bateria tem cinco anos de garantia. “A principal vantagem dessa tecnologia é a durabilidade da bateria, uma vez que ela oferece 24 horas de operação, sem trocas, com a utilização de ‘cargas de oportunidade’, e sua vida útil é três vezes maior do que as baterias comuns.”

Já Vinicius Freitas, gerente comercial da Somov, diz que essa tecnologia é uma tendência que veio para ficar. “Já estamos verificando uma demanda do mercado e muitos clientes têm gostado de saber que essa tecnologia traz vantagens especialmente no que diz respeito ao custo na operação e na produtividade”, revela o executivo.

Durabilidade e economia
As baterias de Íon-Lítio apresentam um turno de duração de 20% a 30% superior em relação às seis e oito horas regulares das outras. Isso ocorre porque os equipamentos não precisam de manutenção e a recarga total pode ser feita em menos tempo.

De acordo com Bruno Almeida, coordenador de produtos da Somov, o ganho em produtividade é significativo. “Para se ter uma ideia, as baterias de chumbo levam de oito a nove horas para estarem carregadas em sua totalidade, enquanto as de Íon-Lítio podem ser carregadas em 100% em apenas duas horas ou menos, dependendo da amperagem do carregador adquirido.”

Outras vantagens incluem os 7 mil ciclos de carga (contra 1,5 mil das baterias comuns), o descarte sem burocracia (por ter normais ambientais menos rígidas), os ganhos em espaço (com o alto ciclo, elas não precisam ser armazenadas para reposição) e a redução de emissão de gases poluentes na atmosfera.