Assinatura Premium Assinatura Premium

GEFCO otimiza a cadeia de suprimentos global do Grupo PSA

Publicado em 03/11/2016

Os grupos PSA e GEFCO assinaram um novo acordo de exclusividade, no valor de 8 bilhões de euros, que permitirá à empresa de logística e transporte gerenciar e otimizar toda a cadeia de suprimentos de fabricação global da montadora. O acordo reforça a GEFCO como a principal fornecedora do Grupo PSA, na Europa. O acordo entrará em vigor no dia 1° de janeiro de 2017, por um período de cinco anos.

Em sintonia com os objetivos de crescimento rentável, estabelecidos em seu plano Push to Pass, o Grupo PSA será capaz de melhorar, ainda mais, o seu desempenho operacional, por meio desse acordo, que é uma demonstração de confiança nas equipes e nos serviços da GEFCO.

Soluções globalmente integradas de logística e transporte
Por meio desse acordo, a GEFCO projetará e implantará as soluções globais de logística e transporte para as três marcas do Grupo PSA: Peugeot, Citroën e DS. A companhia gerenciará e otimizará toda a cadeia de suprimentos, desde a terceirização de componentes para as plantas de produção e montagem até a distribuição de veículos acabados. Além desses serviços de logística de saída e entrada, a GEFCO será responsável pela distribuição de peças de reposição.

Essa parceria estratégica é uma afirmação da experiência da GEFCO em projetar e otimizar cadeias de suprimentos complexas. Como um fornecedor Forth Party Logistics (4PL), a GEFCO será o único parceiro do Grupo PSA a estabelecer processos multimodais otimizados, que combinam transportes ferroviário, rodoviário, marítimo, aéreo e de navegação interna, para criar soluções de ponta a ponta.

Também será responsável pela coordenação dos fornecedores escolhidos para tomar parte na cadeia de suprimentos, após processos de concorrência. A parte central do seu papel integrador será a aplicação de suas habilidades de engenharia logística avançada, em combinação com sistemas de alta performance de Tecnologia da Informação (TI) e gerenciamento de dados, para fornecer rastreamento em tempo real e garantir a interação contínua das cadeias de suprimentos, armazenagem e distribuição.

O acordo cobrirá todos os países (cerca de 50), onde o Grupo PSA opera atualmente, seja na fabricação ou na distribuição. A sua implementação aumentará o poder de compra e atratividade da GEFCO, em benefício de todos os seus clientes.

Uma parceria estratégica para ambas as partes
“O acordo será um motor poderoso para a melhoria do desempenho operacional do Grupo PSA. Temos toda a confiança na capacidade da GEFCO como nosso parceiro, nessa navegação rumo a uma desafiadora transformação, em busca de novas oportunidades de negócios e de desenvolvimento internacional”, destaca Yannick Bézard, vice-presidente executivo de Compras do Grupo.

O Grupo PSA também está se unindo à GEFCO para desenvolver soluções de manufatura e cadeia de suprimentos para projetos futuros, a serem realizadas somente pelos parceiros ou em colaboração com outros atores externos.

“A GEFCO tem a honra de ter sido escolhida pelo Grupo PSA como parceira estratégica confiável. Todas as equipes da GEFCO estão ativamente empenhadas em satisfazer as necessidades de eficiência de nossos clientes. Todos os dias, as nossas equipes demonstram a sua capacidade de apoiar os nossos clientes, à medida que eles crescem internacionalmente, trabalhando com eles para vencer os seus desafios de crescimento e rentabilidade, em longo prazo”, completa Luc Nadal, presidente do Conselho de Administração da GEFCO.