Assinatura Premium Assinatura Premium

Fiat Powertrain, Bosch, 3M e Parker Hannifin detalham Logística Lean em Seminário em Campinas (SP)

Publicado em 08/02/2011

Empresas e experts do Lean Institute Brasil vão detalhar dentro da Bosch como eliminar desperdícios e aumentar competitividade ao adotar logística ´a la Sistema Toyota´

A Fiat Powertrain, a Bosch, a 3M e a Parker Hannifin vão detalhar seus cases de logística Lean no "Seminário Logística Lean", dia 22 de março, na AFRB (Associação de Funcionários da Robert Bosch), em Campinas, no interior de São Paulo. 

O Seminário vai reunir alguns dos mais relevantes cases de implementação do Sistema Lean na Logística, que vão detalhar, na prática, como as empresas estão conseguindo eliminar desperdícios e aumentar competitividade. 

É o caso do case "Aumentando a produtividade no inbound", que será detalhado pela Robert Bosch, empresa que registrou em 2009 um faturamento de R$ 3.4 bilhões - no Brasil desde 1954, atuando hoje aqui com tecnologia automotiva, tecnologia Industrial, bens de consumo e tecnologia de construção. 

A Bosch vai detalhar como implementou o sistema "milk run", típico do Sistema Lean, alcançando excelentes resultados, além do trabalho padronizado, controle do recebimento, tempo takt e andon - mecanismos que visam à ação rápida na solução de problemas e na determinação do ritmo no recebimento. 

Outro exemplo é o case "Logística Lean para abastecimento interno", que será apresentando pela empresa Parker Hannifin, companhia com vendas anuais de US$ 10 bilhões no ano fiscal de 2010, empresa que é referência mundial de tecnologias e sistemas de movimento e controle, que atua nos mercados comerciais, móveis, industriais e aeroespaciais. 

A Parker vai detalhar como se tornou uma das pioneiras na aplicação da Logística Lean para abastecimento interno, atingindo resultados impressionantes em termos de produtividade e redução de estoques. 

Já o case da Fiat vai mostrar a logística inbound da empresa. E da 3M vai detalhar seu processo de logística colaborativa para atendimento ao cliente (logística "fulfillment"). 

Cases relevantes e especialistas - "Já está provado que ao aplicar o Sistema Lean na logística as empresas eliminam desperdícios que antes estavam `escondidos´, assim como se tornam mais competitivas ao fortalecer suas cadeias de suprimentos e as empresas que as compõem", resumiu o prof. José Roberto Ferro, Presidente do Lean Institute Brasil, um dos cinco maiores especialistas do mundo em Sistema Lean. 

O evento também vai reunir uma série de palestras com alguns dos mais importantes especialistas em logística lean, sobre temas que vão detalhar como aplicar os conceitos na prática. 

Por exemplo, a palestra "Logística Lean aumentando a competitividade da cadeia de suprimentos", que será aplicada por Nelson Takeuchi e Alvair Torres, Especialistas em Logística Lean do Lean Institute Brasil. 

"A Logística Lean permite reduzir o tamanho dos lotes, aumentar a frequência e a eficiência da entrega por meio da eliminação de desperdícios", resumiu Alvair Torres. 

"Isso transforma a logística num diferencial muito competitivo no mercado globalizado de hoje", completou Alexandre Cardoso, que vai aplicar a palestra "Lean Fulfillment Stream, indo além da logística", que vai detalhar como transformar as cadeias de suprimentos em processos integrados com a colaboração de todos os agentes, clientes, fabricantes e fornecedores - sempre na busca da competitividade. 

"O objetivo é criar uma rede de colaboração na troca de informações, integração na logística e redução de desperdícios, o que permite, certamente, conseguir uma redução significativa no custo total da cadeia", resumiu também Cardoso. 

Além dos cases e das palestras dos especialistas, o Seminário ainda vai promover o debate "As dificuldades e os aprendizados na aplicação da Logística Lean". 

Público-alvo - O Encontro foi planejado para atingir diretores, gerentes e supervisores que atuam nas áreas de logística, supply chain, manufatura, compras, coordenação Lean e melhoria contínua, além de fornecedores e operadores logísticos, que atuam em diversos setores da indústria e de serviços. 

Seminário Logística Lean. 
22 de março de 2011. 
AFRB - Associação dos Funcionários da Robert Bosch - Portaria 06. Rodovia Anhanguera, km 98 - Vila Boa Vista - Campinas. (sentido Campinas - Monte Mor). 

Inscrições e mais informações: 
Lean Institute Brasil (http://www.lean.org.br).