LogTalk LogTalk

Evino adota sistema de gestão de armazenagem da Senior

Publicado em 27/01/2017

E-commerce de vinho opta pelo WMS como forma de suportar o crescimento acelerado do negócio

A Evino, e-commerce de vinhos, decidiu investir no sistema de gestão de armazenagem (WMS) da Senior para profissionalizar os processos logísticos e melhorar o atendimento aos clientes. Com a Senior, especialista em softwares de gestão, a empresa espera agilizar as entregas e aumentar a produtividade das operações.

A implementação do WMS da Senior foi realizada depois que os dois sócios da Evino, Ari Gorenstein e Marcos Leal, analisaram players do mercado e visitaram algumas empresas que já utilizavam o sistema. Os três principais fatores de escolha foram confiabilidade do sistema, robustez e escalabilidade.

Segundo Gorenstein, a Evino identificou a necessidade de ter um sistema de gestão que suportasse a expansão das operações em meados de 2016. “Precisávamos de uma solução com perspectiva de escala, atendimento a múltiplos CDs [centros de distribuição], controle fiscal, contábil e de inventário mais apurados, rigor e confiabilidade no registro das informações, sem contar com a própria inteligência embarcada no sistema.” Até então, a companhia usava um sistema em access, desenvolvido in house por um programador externo em parceria com o time da Evino. Embora a solução atendesse as necessidades da operação, demandava ajustes e customizações.

Anderson Benetti, gerente de produto de logística da Senior, reforça a iniciativa da empresa de inovar em soluções logísticas. “Projetos como o da Evino reforçam nosso compromisso de ajudar os clientes a aumentar a eficiência nas operações e a produtividade por meio do uso do WMS”, afirma.

O projeto de implantação da solução da Senior foi dividido em duas etapas. Na primeira fase, iniciada no segundo semestre de 2016, o foco foi garantir a escalabilidade das operações. “Sabíamos que nosso sistema até suportaria a Black Friday de 2016, mas certamente não seria páreo para o giro de mercadorias previsto para o mesmo período de 2017. Com a solução da Senior, temos segurança para escalar ainda mais nossos negócios, multiplicar nosso CD conforme novas demandas e termos mais rigidez no controle de todo nosso processo de gestão de armazéns”, detalha Gorenstein.

O executivo acredita que o crescimento da companhia é reflexo dos investimentos em qualidade, atendimento e bom preço. “Estamos em constante renovação, buscando aprimorar ainda mais os processos de curadoria e a experiência de compra dos clientes. A tecnologia, justamente por ficar em segundo plano e não ser percebida pelo cliente, é que tem que gerar mais confiabilidade”, reforça.

A Evino já estuda a incorporação de duas tecnologias do WMS: o Picking by Voice, aplicativo de comando de voz voltado à separação e distribuição de materiais; e o Pick by Light e Put to Light, que permite identificar a posição exata dos itens dentro do Centro de Distribuição, por meio de indicações luminosas.