LogTalk LogTalk

Estudos de movimentação e armazenagem se tornam decisivos para o sucesso da logística das indústrias

Publicado em 05/08/2014

O processo de ampliação das linhas de produção das indústrias para o aumento da eficiência provocou um movimento de redução das áreas de armazenagem nas fábricas. Essa realidade melhorou a performance produtiva, porém, gerou um enorme nó logístico nas áreas internas dentro dos armazéns.

“Para equacionar essa situação, o caminho mais indicado é a realização de um estudo de movimentação e armazenagem. Com isso, as indústrias conseguem adequar melhor suas áreas de apoio e dar ao estoque o espaço necessário para não frear o crescimento dos negócios”, ressalta Frederico Parsia, gerente comercial da Abrange Logística.

A Abrange é especialista em soluções logísticas sob medida e criou uma unidade de serviços especializada em soluções para armazenagens gerais dentro das indústrias, também conhecidas como intralogística. “Mesmo sendo um item de rotina em qualquer planejamento de Supply Chain, a análise logística minuciosa gera muitos benefícios para as empresas. O seu efeito é direto e imediato. Com o estudo realizado pela Abrange, mesmo com espaço menor para armazenagem, é possível ampliar a capacidade das operações, evitando impacto negativo nas operações”, explica Parsia.

É recomendo a realização de serviços de intralogística por empresas especializadas, para evitar erros primários, como não encontrar produtos no estoque. Se isso ocorre, a mercadoria não é entregue ao cliente final, o que faz a fábrica ter de produzi-la novamente. Está aí um prejuízo duplo: financeiro e de mão de obra, devido ao retrabalho.

Segundo Parcia, os problemas de intralogística ocorrem mais frequentemente do que se imagina. Ele cita casos em que o planejamento de produção feito pela fábrica superestima a demanda, o que sobrecarrega as unidades de armazenamento, contribuindo para o excesso de materiais e produtos em estoque. “É preciso levar em conta esses desvios no estudo de movimentação de cargas, pois imprevistos, como o cancelamento de um pedido que já entrou em produção, são muito comuns.”

Vale lembrar que muitos fatores que fogem ao controle do operador logístico podem afetar a operação de uma unidade fabril. Em um centro de distribuição que abastece uma fábrica, por exemplo, quem planeja as compras é o próprio cliente, ou seja, qualquer subdimensionamento ou superdimensionamento por parte do planejamento de produção impactará a armazenagem. Com um estudo de movimentação benfeito esses impactos são reduzidos.