Assinatura Premium Assinatura Premium

Especialista prevê recuo de taxa de vacância em condomínios logísticos até 2020

Publicado em 16/02/2018

Levantamento trimestral da consultora imobiliária CBRE indica queda no preço de aluguéis, favorecendo usuários

O levantamento trimestral da CBRE indica uma vacância acima de 25% no total de 22 milhões de metros quadrados existentes de condomínios logísticos no Brasil. Mas, apesar disso, o setor apresenta perspectivas positivas. Embora a taxa de desocupação continue alta, a expectativa é que a taxa de vacância recue até 2020.

“O momento está favorável ao usuário com o grande estoque de áreas e a consequente queda nos preços dos aluguéis", afirma o diretor da América Latina da CBRE para Serviços Industriais e Logísticos, Fernando Terra. Ele explica que a alta oferta de espaço é resultado do crescimento de 70% do número de condomínios logísticos, com a chegada de grandes players internacionais nos últimos sete anos.

“O impacto da recessão econômica foi sentido em 2017, que registrou apenas um terço da média dos últimos três anos na entrega de novos empreendimentos", diz o diretor. Segundo ele, o mercado só deve crescer no mesmo ritmo quando a oferta e a demanda estiverem equilibradas.

De acordo com o levantamento realizado pela CBRE, existem hoje no Brasil aproximadamente 145 milhões de m² de galpões (industriais e logísticos), mas somente 15% estão dentro de condomínios logísticos.

Expectativa é positiva
A GLP, um dos players mais importantes presentes no país, aposta em um 2018 positivo no mercado de condomínios de alto padrão. Segundo o presidente da empresa no Brasil, Mauro Dias, o plano da empresa é investir e crescer. “[Queremos] manter o investimento a longo prazo e desenvolver instalações logísticas modernas e eficientes no Brasil, contribuindo para o aumento da produtividade em toda a cadeia logística”, afirma.

O diretor da CBRE concorda com a expectativa positiva para o próximo ano. “Desde o último trimestre de 2017 sentimos o aumento na atividade de locação e nas operações de venda.” Ele revela que a empresa já tem sete novos projetos para construção de novos empreendimentos.

 

Fonte: Assessoria de imprensa Intermodal South America