Assinatura Premium Assinatura Premium

Entregas sustentáveis com bicicletas é aposta de startup curitibana

Publicado em 31/08/2018

São mais de 600 ciclistas entregadores da James Delivery, que em pouco mais de dois anos já percorreram uma distância equivalente a cinco voltas ao mundo

Se atentando a questões ambientais, a startup curitibana James Delivery está investindo em entregas ecologicamente responsáveis realizadas por ciclistas. No total, são mais de 600 entregadores em bicicletas, que transportam materiais de todos os tipos.

Fundado em maio de 2016 Lucas Ceschin, Juliano Hauer, Eduardo Petrelli e Ivo Rodeva, o James Delivery iniciou a atuação pelas ciclovias de Curitiba (PR). No ano passado, foi a Balneário Camboriú (SC) ganhar a opção de entregas sustentáveis. A startup entrega qualquer tipo de produto, como comida, livros, temperos, remédios, roupas, perfumes, ração para cachorro, chuveiro, chuteira e bebidas.

Segundo Ceschin, um dos fundadores, a startup já entregou de itens clássicos até os mais excêntricos. “Pizza, sanduíches, vinhos, churrasqueira portátil, a terceira temporada de ‘Game of Thrones’ [série da HBO] em DVD, Viagra, teste de gravidez, livros e flores são só alguns exemplos. Uma vez, no Natal, entregamos um uniforme completo de time de futebol para uma criança”, conta.

Desenvolvimento sustentável
“Trabalhamos com entregas, e se seguíssemos o modelo tradicional somente com carros e motos acabaríamos prejudicando muito o meio ambiente”, diz Ceschin. Foi aí que resolvemos trabalhar com as entregas ecologicamente responsáveis, com as bicicletas. Hoje, oferecemos uma das maiores frotas de ciclistas do Brasil, pessoas que entendem que estão contribuindo diretamente para um mundo melhor para todos”, comenta Ceschin.   

Em pouco mais de dois anos de atuação, os ciclistas do James Delivery já percorreram uma distância suficiente para dar cinco voltas ao mundo. Além disso, as entregas sustentáveis “pouparam a vida” de mais de 500 árvores.

No aplicativo, disponível nas plataformas Android e iOS, os usuários podem realizar a compra de qualquer empreendimento comercial da cidade atendida. Basta escolher o local, o produto e pedir. Após o pedido finalizado, um ciclista entregador (James) vai até a loja, realiza a compra e entrega onde o usuário solicitar.

Oportunidade para os jovens

Atualmente, 50% da frota do James Delivery, que possui 1,2 mil entregadores, é formada por bicicletas. Esses diferenciais têm atraído centenas de jovens, que compõem inclusive uma lista de espera para trabalhar na empresa.

Na maioria, os candidatos são universitários que buscam emprego na startup para incrementar a renda mensal.