ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Transfolha - Dia dos Pais

 

Categorias

 

Fretebras

 

Landing Easydoc

 

GLP Jun/19

 

Laguna

 



Empilhadeiras Crown auxiliam Greenbrier Maxion a aumentar a produtividade

Publicado em 21/08/2018

Fabricante de vagões de carga agora usa o sistema de gerenciamento de frota e operador InfoLink e equipamentos Crown

Com poucos meses de utilização de equipamentos Crown e InfoLink a Greenbrier Maxion registrou um aumento significativo na produtividade e com redução de 70% nos impactos (pequenos incidentes das empilhadeiras em estruturas ou outros objetos) semanais que envolviam os equipamentos de movimentação de materiais. O ganho de produtividade aconteceu depois que a empresa firmou um contrato de locação com a Crown e passou não só a usar 32 novos equipamentos, entre eles 24 novas empilhadeiras a combustão Série C-5 da Crown e quatro empilhadeiras elétricas Série ESR, como também a adotar o sistema wireless de gerenciamento de frota e operador InfoLink.

Localizada em Hortolândia, interior do estado de São Paulo, a Greenbrier Maxion desenvolve e produz vagões de carga, truques e serviços ferroviários. É a maior operação ferroviária da América do Sul, utiliza engenharia sólida e processos robotizados para desenvolver e produzir diversos tipos de vagões para as mais variadas cargas. Atualmente a fábrica ocupa uma área total de 951,4 mil metros quadrados e conta com mais de 1.300 funcionários.

Para movimentar peças de até 6.000 quilos que atendem os setores de mineração, máquinas e equipamentos para construção, sucroalcooleiro e ferroviário, a Greenbrier Maxion precisa de empilhadeiras que possam trabalhar continuamente no limite de capacidade.

“Nós produzimos vagões de carga. Então, precisamos atender na hora certa, na quantidade certa, no momento certo. Para isso, precisamos de um equipamento confiável e durável”, disse Marcos Humberto, Supervisor de Logística da Greenbrier Maxion. Os antigos equipamentos passavam mais tempo parados e em manutenção do que operando. A ausência de uma gestão eficiente sobre as empilhadeiras e operadores, impedia a Greenbrier Maxion de saber a real situação de toda frota. A equipe não sabia de fato se as empilhadeiras estavam trabalhando, movimentando cargas ou paradas, situação que se repetia com os operadores, se um colaborador tivesse a chave do equipamento poderia operá-lo. Dessa forma, era impossível contabilizar os impactos e acompanhar índices de produtividade. Atualmente o cenário é totalmente outro. Houve um nítido aumento no desempenho, com redução do tempo de inatividade e maior agilidade para atender as linhas produtivas. A Greenbrier Maxion registrou uma redução nos impactos semanais, antes eram detectados cerca de 40 e, atualmente, são registrados apenas 12. E o objetivo é diminuí-los ainda mais.

De acordo com o Gerente de Procurement da Greenbrier Maxion, Otoniel de Oliveira, ao contratar a Crown, a empresa estava à procura de um fornecedor que pudesse oferecer empilhadeiras com índice de disponibilidade alto e que mostrasse um diferencial no atendimento. E os primeiros resultados vieram em apenas dois meses de operação.

A empresa também registrou ganhos em termos de segurança e conforto do operador de empilhadeiras. Com melhor visibilidade, as empilhadeiras também auxiliam na redução de impactos, evitando colisões da ponta dos garfos no racks, enquanto assentos com regulagem personalizada de acordo com o peso e altura do operador tornaram a rotina mais produtiva. “A produtividade de um equipamento de movimentação também depende do operador. Então o operador tem que estar se sentindo confortável e tem que sentir segurança no equipamento”, disse Marcos Humberto, Supervisor de Logística da Greenbrier Maxion.

 

Veja também: