LogTalk LogTalk

Dachser celebra 10 anos de história no Brasil

Publicado em 18/06/2019

Desde 2009, a Dachser Brasil se tornou um dos principais players do mercado de logística local para transporte aéreo e marítimo para o Brasil

 

A Dachser, provedor logístico global, celebra 10 anos de história no Brasil.  Seguindo uma trajetória de crescimento estável e progressiva desde 2009, a empresa familiar emprega atualmente cerca de 200 pessoas em suas nove filiais brasileiras. Ao longo desse período, a empresa realizou 350 mil embarques, movimentando aproximadamente 70 mil toneladas e 140 mil TEUs, resultando em um aumento de receita de mais de 50% desde que iniciou sua atividade no país. A empresa internacional que realiza serviços de transporte aéreo e marítimo no Brasil adquiriu experiência nas indústrias automotiva, química e de alimentos localmente, e vê o Brasil como um mercado do futuro.

"O que torna o Brasil mais emocionante é a vasta capacidade de crescimento.  Não há dúvidas de que economicamente o país é dominante na América do Sul. diz Bernhard Simon, CEO da Dachser.“Após o agravamento da situação econômica no Brasil após anos de crescimento, os prognósticos atuais mostram que as coisas estão começando a melhorar visivelmente. As previsões para 2019 já esperam um aumento de aproximadamente 1,5%.”

A Dachser está presente em um mercado que experimentou um desenvolvimento dinâmico nos últimos anos. Entre 2009 e 2018, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu em média 1,5% e o país passou de um lugar cheio de dívidas e crises para um peso-pesado econômico que ganhou atenção mundial, especialmente quando sediou a Copa do Mundo da FIFA. 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Na época, o Brasil teve que investir pesado em sua estrutura logística desenvolvida especialmente para esses grandes eventos.

"No nosso caso, utilizamos a nossa equipe local para lidar com o desembaraço aduaneiro de nossos clientes nos principais portos e aeroportos do Sul do Brasil, o que nos tornou um dos principais impulsionadores desse mercado", explica João Caldana, Diretor Administrativo de Logística Aérea e Marítima da Dachser Brasil. "Para ter sucesso no país - que tem dimensões enormes - é importante ter um número suficiente de escritórios espalhados pelo território, o que fazemos, já que o interesse por empresas de logística internacionais está espalhado pelos diferentes estados."

De fato, é comum no Brasil que as empresas de logística sejam convidadas a participar de licitações emitidas por corporações globais somente se tiverem suas próprias subsidiárias em todos os países relevantes para o cliente e que o contrato é realizado através de contatos em nível local, como é o caso da Dachser.

Para Caldana, a presença da empresa em diferentes estados brasileiros e em todo o mundo não só fortalece o negócio, mas também o relacionamento com a comunidade local. Desde 2015, a empresa assume a responsabilidade social por meio de uma parceria com o CEDECA (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente) na cidade de Limeira, interior do Estado de São Paulo, auxiliando mais de 400 jovens no desenvolvimento de projetos de conscientização da população. Direitos humanos, bem como o processo de inserção no mundo profissional. A colaboração entre a Dachser e o CEDECA é apenas uma das muitas facetas da parceria internacional da empresa com a organização de ajuda às crianças Terre des Hommes, que trabalha para ajudar crianças em risco de pobreza, exploração ou violência em 31 países.

“A logística traz pessoas, mercados e mundos produtivos juntos. Para a Dachser, o crescimento global também significa assumir responsabilidade social e trabalhar ativamente para melhorar as condições de vida daqueles que não desfrutam dos mesmos benefícios da globalização que outros e que - pelo contrário - têm suas condições de moradia e moradia ameaçadas por ele ”. explica o CEO Bernhard Simon sobre as iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa da empresa.

Em nível global, mais de 30.600 funcionários da Dachser são responsáveis por processos confiáveis e entrega pontual, atendendo às mais altas demandas. Moldando o futuro por meio da inovação, a Dachser definiu os principais padrões do setor ao longo de sua história. Um dos marcos mais importantes da inovação foi a adoção e o uso do sistema de código de barras EAN / NVE, que lançou as bases para a digitalização da logística. Desde então, a empresa nunca parou de investir em seus sistemas de TI. Atualmente, a empresa estabeleceu um Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento, bem como um sistema de gerenciamento de inovação para o desenvolvimento estruturado e orientado por objetivos de ideias criativas dentro de sua rede de logística.