LogTalk LogTalk

Condomínios logísticos buscam promover qualidade e redução de custos

Publicado em 28/08/2017

Mercado apresentou alta no Brasil e tem se tornado uma opção cada vez mais estudada pelas empresas de logística

Por Christian Presa

O mercado de condomínios logísticos tem apresentado alta no comércio brasileiro. A expansão e inauguração de empreendimentos é resultado das vantagens operacionais e econômicas de contratar esse tipo de serviço, que tem o objetivo de promover qualidade e redução de custos.

Alguns fatores influenciam essa alta, como infraestrutura adequada, boa localização e flexibilidade na expansão da operação. Segundo o presidente da GLP (empresa proprietária de condomínios logísticos) no Brasil, Mauro Dias, a economia em fatores como segurança e manutenção de áreas comuns oferece redução direta nos custos. "Os ganhos operacionais, que vem dos benefícios que as instalações logísticas modernas proporcionam, tornam o modelo ainda mais vantajoso", ressalta o executivo.

Outros benefícios incluem a redução no consumo de água e energia elétrica. Em alguns empreendimentos, o consumo em energia chega a 70% com o uso de lâmpadas de LED e até 100% com a utilização de iluminação natural.

Há um forte potencial de crescimento desse mercado no país. Mas, considerando condomínios e galpões isolados, a presença de 20 milhões de m² representa 15% do estoque total do mercado e ainda é considerada pequena. A demanda agora é encontrar cada vez mais imóveis que aliem qualidade e redução de custos. “Isso nos motiva a continuar investindo no país”, declara o presidente da GLP.