ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Transfolha - Dia dos Pais

 

Categorias

 

Fretebras

 

Laguna

 

Landing Easydoc

 



Comando de voz acelera separação de mercadorias

Publicado em 22/09/2014

Com tecnologia picking by voice, Consinco busca conquistar varejistas

No lugar de papel, caneta e coletores, um sistema que ajuda os operadores a separarem os produtos nos centros de distribuição, por meio da voz. A tecnologia picking by voice é a aposta da Consinco, que atua no segmento de sistemas de gestão corporativa para empresas de varejo, atacado e distribuição do País.

O Di.Vo foi desenvolvido pela italiana Di.Tech, especializada em sistemas de gestão para o segmento de varejo e representada, no País, pelo player brasileiro. Integrado ao sistema de gestão de depósitos da Consinco, o Di.Vo permite aos operadores encontrarem os produtos por uma ordem ditada por um sistema de voz. Esse processo agiliza o abastecimento dos caminhões, permitindo a entrega dos itens aos destinos mais rapidamente. A Consinco já fez a integração dessa tecnologia com o seu sistema de gestão de depósito. Em outubro, inicia o projeto piloto de uso em uma empresa, que deve entrar em operação até o final do ano. 

O sistema, alimentado previamente por informações, programa e, depois, interpreta as quantidades e produtos que precisam ser retirados. O operador recebe as instruções sobre o local exato onde estão as caixas, por meio de um headset e, ao retirá-las, a solução ainda confirma se o código está correto.

Para o diretor comercial e um dos sócios da Consinco, Silvio Sousa, um dos grandes diferenciais competitivos desse sistema é o fato de ser compatível com qualquer marca de equipamento de headset ou dos coletores de dados. “Como o sistema não é proprietário e, assim, qualquer fornecedor pode ser usado, o custo acaba sendo mais baixo para as empresas.” Além disso, o operador não precisa ficar segurando papel e caneta ou os coletores. Com as mãos livres, fica mais concentrado no trabalho, o que resulta em aumento da produtividade.

Países da Europa já têm um histórico significativo de ganhos de produtividade e de redução de erros em centros de distribuição com o uso do picking by voice. Levantamentos apontam que, usando folha de papel, é possível separar de 100 a 120 volumes por hora. Esse número aumenta para 140 a 150 com o coletor e 200 a 220 com o sistema de voz.

A estimativa de erros no processo de separação por esse tipo de solução é de apenas um para cada mil itens. No uso de coletores de radiofrequência, o número de erros pode chegar a quatro em mil separações. No processo por listagem em papel, a média de separações erradas é de 15, na mesma comparação.

Sousa observa que a gestão dos centros de distribuição está cada vez mais complexa, devido à expansão do portfólio de produtos das empresas e da quantidade de pedidos, sobretudo, fracionados. “Com o aumento das exigências dos consumidores e da busca das empresas pela eficiência, a tecnologia picking by voice pode ajudá-las nesse processo, ao reduzir erros de entrega, desgastes com os clientes e devolução de pedidos.”

Fonte: Jornal do Comércio

Quer estar sempre atualizado e preparado para o mercado?
Clique aqui e descubra como a MundoLogística pode te ajudar!

 

Veja também: