LogTalk LogTalk

Com oferta de NFS-e, NeoGrid atinge 80% do PIB nacional

Publicado em 27/11/2014

Solução permite às empresas gerar notas para diversas prefeituras em uma única plataforma

Atualmente, pouco mais de 800 municípios do País estão aptos a oferecer às empresas a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e). O serviço é administrado pelas prefeituras e permite ao contribuinte declarar todos os serviços prestados de forma eletrônica, seja por meio de um portal web ou utilizando uma integração online.

Em todas as cidades que já oferecem essa opção (14% do total dos municípios brasileiros), a NeoGrid, empresa de tecnologia fornecedora de soluções para a cadeia de suprimentos, disponibiliza a solução NFS-e, que possibilita ao contribuinte fazer a integração do seu sistema Enterprise Resource Planning (ERP) com a prefeitura, sem se preocupar em se adaptar aos vários padrões, leiautes e tipos de integrações existentes no mercado. Pela solução, ele pode emitir uma nota, controlar, imprimir e cancelar todos os documentos, de forma automatizada ou manual.

“Passamos por um período crítico com a obrigatoriedade de emissão de notas eletrônicas. A sobrecarga de atividades só foi corrigida após a contratação da solução NeoGrid. O tempo que levávamos para a emissão de uma única nota é o mesmo que gastamos agora para a emissão de um grande lote”, lembra Fábio Eduardo Marçaro, coordenador de TI da Unimed Catanduva, que atua em 18 municípios da região Oeste do Estado de São Paulo.

Já na Stemac, líder nacional na fabricação e comercialização de grupos geradores, com 16 das 35 filiais localizadas em cidades com obrigatoriedade de emissão de NFS-e, o coordenador de Sistemas, Francisco Serpa, comemora, dizendo que reduziu cerca de 80% do tempo de implantação em cada cidade, com a inclusão da NeoGrid no projeto. “Com 16 cidades já previstas para integrar, teremos uma grande economia de tempo e redução de custos para a empresa.”

Pesquisa elaborada por economistas do banco Credit Suisse aponta que o setor de serviços já responde por 67,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. A tendência é que a participação aumente nos próximos anos. Cálculos da NeoGrid revelam que, somados os PIBs das cidades atendidas, a solução NFS-e atinge 80% do indicador nacional ou cerca de R$ 3,84 trilhões, em 2013, ano em que o indicador foi de R$ 4,84 trilhões. Os números são baseados na lista de prefeituras homologadas pela solução NeoGrid, a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Banco Mundial.

Toda a integração com o sistema de uma prefeitura é feita pela NeoGrid. O empresário que adota a solução não precisa se preocupar em adaptar a emissão de notas de acordo com as características solicitadas por cada município. A adequação fica a cargo da solução da companhia. A solução só pode ser ofertada nos municípios que já oferecem a NFS-e.

“A maioria dos municípios que faz parte do projeto de implantação já estava integrada ao sistema da NeoGrid e os demais serão desenvolvidos. Tivemos melhorias significativas na eficiência do processo, após a automatização”, informa Edson Batista, gerente do Projeto na Localiza, rede de aluguel de carros.