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Cinco passos para garantir a rentabilidade por meio de uma logística otimizada

Publicado em 02/04/2019

Intecom Logística traz orientações fundamentais para a revisão e redução dos custos logísticos

Garantir a lucratividade é a principal meta dos gestores empresariais. Em períodos econômicos instáveis, no entanto, obter resultados positivos representa um grande desafio. E a logística é parte essencial nesta matemática. De acordo com a Intecom Logística, integrador logístico com ampla expertise no mercado, é possível utilizar a logística a favor dos resultados da empresa, desde que tenha um planejamento estratégico alinhado aos objetivos da corporação.  

Parcela representativa das despesas de muitas companhias, a cadeia logística tem impacto relevante no faturamento. De acordo com pesquisas, esse custo logístico no Brasil pode ultrapassar 10% da receita. Mas é possível reduzir esse impacto, ao otimizar os processos logísticos. “Uma logística eficiente, sem dúvidas, pode ser um diferencial competitivo. Além de auxiliar na sustentabilidade do negócio, colaborando com a redução de custos e o aumento do nível de serviço, cria eficiência e pode ajudar ainda a atrair novos clientes”, afirma Marcelo Florio, diretor executivo da Intecom Logística.

Com mais de 15 anos de atuação, a Intecom Logística é um dos principais players neste setor, sendo um importante parceiro para as companhias que demandam de um planejamento assertivo, do armazenamento de cargas ao transporte para todo o território nacional, de maneira eficiente e que buscam otimizar custos. “O nível de serviço prestado pela Intecom Logística, ou seja, a capacidade de entregar no momento acordado, está em níveis superiores à média do mercado. Desta forma, a Intecom representa um importante parceiro, na medida em que planeja e implementa ações de forma eficaz, gerando redução dos custos logísticos”, aponta Florio.

Segundo ele, empresas que atribuem a devida importância a essa área, tendem a contratar parceiros com expertise na gestão de todo o processo, desde a saída da linha de produção até a entrega ao cliente final. Desta forma, podem se concentrar no seu core business, deixando o trabalho da inteligência logística para um fornecedor qualificado.

Veja os passos elaborados pelo diretor executivo da Intecom Logística para garantir ótimos resultados:

1 – Revise a estrutura dos custos

Diminuir os custos logísticos é um desafio frequente de muitos gestores empresariais. Por isso, a primeira dica para alcançar a eficiência e ganho de performance está associada a compreender e identificar a importância de cada valor e sua respectiva origem dentro do ciclo logístico. Em armazenagem e distribuição, alguns fatores, como produtos parados em estoque por muito tempo e transporte sem planejamento originam custos desnecessários.

2 – Reduza despesas

Ao entender o valor financeiro de cada etapa, chegou o momento de revisar os processos e aperfeiçoá-los ou simplesmente acabar com os que forem considerados ineficientes. Neste sentido, é necessário analisar despesas considerando as particularidades da operação. Compreendendo este contexto, pode ser elaborado um planejamento mais assertivo, visando melhores resultados.

3 – Aumente o nível de serviço

Atuar com um nível de serviço logístico acima da média, oferecendo pontualidade na entrega da carga, representa, sem dúvidas, um diferencial competitivo. É preciso verificar quais são as etapas que geram ineficiência ao processo como um todo e precisam de solução. Busque sempre oportunidades de automatizar processos.

4 – Aposte em Tecnologia da Informação

Tecnologia de ponta já é uma realidade em operações logísticas. Por meio de ferramentas tecnológicas, é possível acompanhar em tempo real cada uma das etapas da cadeia logística, além de possibilitar medidas e planejamentos mais assertivos embasados nestas informações. Por isso, é fundamental contar com as tecnologias disponíveis como aliada desta operação.

5 – Colha os frutos

Com a prática de uma gestão logística eficiente e do melhor desempenho envolvendo toda a cadeia, o resultado seguramente será o aumento do nível de serviço, a otimização dos custos e o alcance da rentabilidade. Consequentemente, o cliente final terá a percepção da melhoria da qualidade do serviço.