LogTalk LogTalk

CFO da Kion fala sobre o lançamento do aplicativo KFS+ e Intralogística Conectada

Publicado em 16/10/2018

Ricardo Hideki Eguchi, que faz parte do time da empresa desde 2013, explica o conceito de intralogística conectada e as facilidades que o recém lançado aplicativo KFS+ traz ao mercado

O Grupo Kion é líder na Europa em equipamentos de armazenagem, serviços e soluções para a cadeia logística e está presente em mais de 100 países ao redor do mundo. Hoje, a empresa é a maior fabricante de empilhadeiras industriais na Europa e a segunda maior do mundo.

A MundoLogística conversou exclusivamente com o CFO do grupo, Ricardo Hideki Eguchi. Ele é contabilista e administrador formado pela PUC/SP, está cursando o Global Experience Program na Insead e chegou à Kion em 2013, com o desafio de fazer a empresa valer R$ 1 bilhão.

No bate-papo, ele falou sobre o objetivo do Kion Financial Services, do recém lançado KFS+, do conceito de Intralogística Conectada e também sobre expectativa de crescimento, especialmente na América Latina.

MUNDOLOGÍSTICA: Uma das soluções lançadas recentemente é o Kion Financial Services. Quando surgiu e qual o objetivo desse serviço?
RICARDO HIDEKI EGUCHI: Cada vez mais, um BNDES atuante como foi no passado, subsidiando linhas de crédito, deixará de existir. Diante disso, vemos um desafio cada vez maior, por ser uma empresa de bens de capital, precisar de financiamento. Daí que entra o Kion Financial Services, que hoje fomenta crédito através de seus Bancos parceiros na ordem de mais de R$ 100 milhões. Isso foi um projeto que foi encubado nos últimos três anos, e agora, marcamos a saída no mercado, de uma maneira estruturada e sólida com dois dos principais players mundiais no fomento de crédito para bens de capital. Por isso, é muito importante ter parceiros que compartilham os mesmos valores de sucesso que nós temos.

M: Vocês também lançaram no mercado o conceito de Intralogística Conectada. Pode nos contar do que se trata?
R: Desde 2016 quando a Dematic foi adquirida pelo grupo Kion, a empresa vem realmente fomentando muito dessa tecnologia de automação. Isso coloca a Kion na crista da onda da revolução 4.0. Não existe uma indústria 4.0 sem uma Intralogística 4.0, daí vem a Intralogísitca Conectada, com máquinas que já temos atualmente, máquinas autônomas, que já é uma realidade em empresas da Europa e EUA, mas que logo chegará ao Brasil pela velocidade, automação e pela praticidade e ganho de produtividade. E acima de tudo, todo conceito de conexão. Então, a ideia é que a Kion seja um one stop shop solution provider, para isso fizemos a parceria entre Linde, Still, Dematic, que são marcas do Grupo, com a Águia Sistemas, empresa número um em porta pallets no mercado sul-americano, tendo desde soluções metálicas, porta pallets, máquinas, serviços, automação até máquinas autônomas. Sem contar que tudo isso, pode ser ainda impactado através do Kion Financial Services, para prover uma linha de crédito/uma linha de financiamento.

M: Outro lançamento recente da Kion é o aplicativo KFS+. Qual a ideia desse aplicativo?
R: O lançamento desse aplicativo ou plataforma digital, tem como objetivo democratizar as opções de financiamento na palma da mão dos nossos Consultores Comerciais, aonde facilmente, ele está vendendo máquinas, serviços ou uma automação. Ele pode, na hora, oferecer uma opção de financiamento através do aplicativo e já fazer uma proposta para o cliente. Então, além de democratizar as opções de financiamento, os nossos consultores comerciais que até então eram chamados de vendedores de máquinas e serviços, passam a ser Consultores pensando em solução integrada atrelada a Intralogística Conectada, que é o nosso principal conceito, lançado recentemente.

M: Mais algo que gostaria de acrescentar?
R: Um ponto importante a acrescentar é que o Kion Financial Services realmente é um dos pilares da estratégia de crescimento para América Latina. Vemos isso como um diferencial do nosso segmento. Não vemos ninguém que tenha uma proposta única de valor, que vá desde uma máquina envolvendo serviços e automação, até a concretização de financiamento com uma proposta única de valor. Ou seja, o Kion Financial Services se coloca como um diferencial para o mercado, aonde já temos as melhores máquinas, melhor pós-venda e a Dematic é sinônimo de excelência em automação. E com isso, termos uma solução completa através do Kion Financial Services.