LogTalk LogTalk

Caterpillar começa fabricar locomotivas em maio

Publicado em 06/03/2012

O grupo norte-americano Caterpillar pretende iniciar em maio as operações da fábrica de locomotivas de Sete Lagoas, na região Central de Minas Gerais. As primeiras 21 encomendas já confirmadas começarão ser entregues em outubro. O empreendimento receberá investimentos de US$ 70 milhões.

As informações são do diretor da Progress Rail Services, controlada da Caterpillar, Carlos Alberto Roso. Segundo ele, a empresa já recebeu a licença de instalação (LI), concedida pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). "Com o licenciamento, a companhia poderá iniciar as obras", disse.

A fábrica irá ocupar um terreno da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada pela Vale S/A. A Prefeitura de Sete Lagoas obteve a área por comodato e a repassará para a Caterpillar.

O diretor explicou que o projeto de engenharia para a adequação dos galpões já havia sido contratado e está pronto, o que irá facilitar o início das intervenções na área. Além disso, a Caterpillar já adquiriu os equipamentos que serão utilizados na linha de produção.

Na unidade serão montadas e fabricadas locomotivas da marca Electro-Motive Diesel (EMD), subsidiária da Progress Rail Services, empresa do conglomerado Caterpillar. A planta terá capacidade de produzir aproximadamente 70 máquinas de 4 mil HP de potência por ano.

O empreendimento será voltado para atender à crescente necessidade interna de locomotivas, além do mercado da América do Sul. Roso não descartou futuros investimentos em expansão, uma vez que a planta será instalada em um terreno de 112 mil metros quadrados, com 15 mil metros quadrados de área construída.

A fábrica da Caterpillar em Sete Lagoas irá ocupar um terreno de 112 mil metros quadrados, com 15 mil metros quadrados de área construída, pertencente à FCA.

Fonte: Diário do Comércio