LogTalk LogTalk

Carrefour leva Transformação Digital à cadeia produtiva com plataforma colaborativa que apoia disponibilidade de produtos em gôndola

Publicado em 29/05/2019

Plataforma inovadora lançada no FazLog 2019 otimiza integração entre rede e fornecedores e mantém o cliente no centro das decisões

 

Na quinta edição do FazLog, realizado no Espaço Apas no dia 22 de maio, o Grupo Carrefour Brasil foi além de certificar os 12 fornecedores de diversos segmentos que atingiram as melhores performances na cadeia de abastecimento em 2018. A companhia anunciou para o mercado brasileiro uma nova plataforma digital, parte do programa FazLog, que fortalece a conexão entre a varejista e a cadeia produtiva, e aumenta a disponibilidade de produtos na gôndola.

Com o objetivo de proporcionar uma logística voltada ao cliente, a plataforma busca acelerar as vendas, gerar eficiência na cadeia e dinamizar o fluxo de abastecimento, de olho no benefício para o consumidor. Marcelo Lopes, Diretor Executivo de Supply Chain do Carrefour Brasil, lembra que o cliente está cada vez mais empoderado, pois hoje decide onde, quando e como quer realizar sua compra, interagindo com a marca com o mínimo de atrito possível – especialmente durante a experiência de compra e o recebimento do produto.

“Os dados quebraram fronteiras e atualmente nossa preocupação não é somente na entrada e na saída da loja, já que temos outros meios pelos quais o consumidor interage conosco o tempo todo como site e redes sociais. Contamos com o desenvolvimento do relacionamento e colaboração com os nossos fornecedores para continuarmos sendo cada vez mais ágeis, assertivos e flexíveis. Aceleração é a palavra de ordem”, afirma o executivo.

A ser lançada oficialmente em julho para 50 fornecedores já cadastrados, a nova plataforma teve desenvolvimento colaborativo do Carrefour com a empresa de soluções Neogrid e com os próprios fornecedores, que fazem o negócio acontecer diariamente. O portal contará com atualizações diárias; simplicidade no acompanhamento de indicadores, tais como nível de serviço, no show e ruptura; crítica dos pedidos realizados; visão clara do processo; e fluxo centralizado e organizado.

“Iniciamos tudo ouvindo os analistas do Carrefour e da indústria, que estão conosco no dia a dia, para entender quais as dores do modelo anterior e o que poderíamos aprimorar para construir essa nova plataforma”, diz Guilherme Calderon, Diretor de Planejamento de Supply Chain do Carrefour Brasil.

A ferramenta fornece suporte aos fluxos de abastecimento, e de compra e venda de produtos. Desta forma, os fornecedores ganham um importante aliado para produzir de acordo com a demanda, combatendo perdas e desperdícios.

O evento

O FazLog 2019 contou com a participação do corpo diretivo do Grupo Carrefour Brasil, incluindo o CEO Noël Prioux, e de cerca de 150 fornecedores. Os parceiros premiados, com base em critérios técnicos de logística e na parceria com a rede, foram:

  • Danone Waters
  • Coca-Cola
  • SC Johnson
  • Colgate
  • Procter & Gamble
  • Coty
  • Cargill
  • Modelez
  • Mars Food
  • Nestlé DPA Brasil
  • Goodyear
  • Nestlé Purina