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Brado aumenta volume das operações ferroviárias em 50% na região gaúcha

Publicado em 13/07/2011

Com quatro Terminais Intermodais Rodoferroviários no Rio Grande do Sul, a Companhia intensifica o atendimento à região por meio das operações e oferece uma variedade de serviços integrados. 

A Brado Logística, criada pelas parceiras América Latina Logística (ALL) e Standard Logística, vai ampliar o volume das operações de contêineres pela ferrovia em 50%, nos próximos meses, no Rio Grande do Sul. A expectativa da Companhia é aumentar a movimentação de 1.800 TEU´s (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) para 2.700 TEU´s por mês na região gaúcha. 

Ao todo, quatro Terminais Intermodais Rodoferroviários localizados nas cidades de Cruz Alta, Esteio, Uruguaiana e Porto Alegre realizam operações de cargas frigorificadas e secas. As mercadorias são exportadas pelo Porto de Rio Grande, para a Argentina, passando por Uruguaiana, por meio da malha ferroviária, oferecendo diversos serviços integrados e estimulando a competitividade e a economia local. 

A Brado utiliza os Terminais de Esteio e Porto Alegre para receber e expedir cargas do mercado, usando a intermodalidade para aproximar o Rio Grande do Sul dos demais Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. 

"O Rio Grande do Sul tem grande importância para as operações da Brado pelo seu potencial. Nossos Terminais atendem todo o polo gaúcho e clientes que são, acima de tudo, grandes parceiros na região. Com isso, pretendemos rapidamente dobrar nosso faturamento e crescer junto com o Rio Grande, investindo forte na qualidade dos nossos serviços", afirma o coordenador comercial Intermodal Sul, Fábio Formigheri. 

As soluções logísticas oferecidas pela Brado são reconhecidas pelos clientes por conta da qualidade e diversidade dos serviços. "A Companhia será uma nova opção logística, com alto nível de serviço, e que vai reduzir o custo do transporte de cargas até o Tecon de Rio Grande. A parceria certamente vai ajudar a impulsionar de maneira positiva a economia gaúcha aproveitando a malha ferroviária existente, que permite acesso bem distribuído geograficamente", explica o gerente comercial do Tecon Rio Grande, Rodrigo Orsoletta. 

A Alibem também aposta no projeto de multimodalidade desenvolvido em conjunto com a Brado como diferencial competitivo, pois além de alternativa ao transporte rodoviário, representa uma redução significativa no frete. "Os terminais de Cruz Alta e Esteio possuem ótima estrutura e atendem à necessidade de escoamento de nossas exportações com o porto de Rio Grande", comenta o gerente de logística da Alibem Comercial de Alimentos, Pablo Trindade. 

Os quatro Terminais da Brado Logística atuam integrados à ferrovia e em sinergia com a frota própria da Companhia que, juntos, consolidam a intermodalidade no Brasil. Além disso, contribuem para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul e oferecem diferenciais para o mercado com variedade de serviços e customizações de custos. 

"A Brado já nasce como o maior operador logístico de contêineres do Brasil. Entretanto, queremos crescer cada vez mais no Rio Grande do Sul. Para isso, vamos investir na ampliação da nossa frota de vagões e locomotivas e aumentar a capacidade dos terminais para oferecer nossos serviços integrados às soluções logísticas de gestão, transporte intermodal, armazenagem e distribuição. O Rio Grande do Sul é um grande polo produtor e exportador, e queremos gerar mais competitividade aos produtores locais por meio da intermodalidade", completa o diretor comercial intermodal da Brado Logística, Bruno Lino. 

Terminal Intermodal Rodoferroviário de Esteio - O Terminal Intermodal Rodoferroviário de Esteio é um ponto estratégico para a Brado, pois concentra operações de clientes importantes como Brasil Foods, Carrefour e Walmart. Além de atender toda a região da Serra Gaúcha e Porto Alegre, que exporta pelo porto rio-grandino. 

Outro diferencial é a Unidade de Armazenagem Frigorificada que, em conjunto com o Terminal, funciona como um imenso Complexo Logístico, somando na mesma área o Mega Intermodal. A Unidade é a maior da Companhia com capacidade para 25 mil posições paletes e movimenta, em média, 50 mil toneladas por mês. 

Terminal Intermodal Rodoferroviário de Cruz Alta - O Terminal Intermodal Rodoferroviário de Cruz Alta também é um grande atrativo para aumentar a movimentação de contêineres por via férrea, pelo Porto de Rio Grande, trazendo cargas dos principais exportadores do Oeste de Santa Catarina para serem embarcadas no complexo gaúcho, expandindo as operações. 

Terminal Intermodal Rodoferroviário de Porto Alegre - O Terminal atende toda a Capital e a grande Porto Alegre, fazendo conexão de cargas para o Mercosul, transportadas pelo ramal ferroviário. Além disso, possui estrutura completa com área de 450 mil m² e duas pontes móveis, para movimentar mercadorias. 
Terminal Intermodal Rodoferroviário de Uruguaiana - O Terminal Intermodal Rodoferroviário de Uruguaiana da Brado Logística atende todo o polo de arroz da região e também é a principal porta de entrada para o Mercosul, escoando as cargas pelo porto gaúcho por meio do corredor de Uruguaiana.