Assinatura Premium Assinatura Premium

Atlas Eletrodomésticos melhora processo de entregas com Confirma Fácil

Publicado em 09/11/2018

Com a solução, a fabricante de fogões abandona planilhas de cálculo e elimina problemas como falta de informação e atrasos

Atlas Eletrodomésticos Confirma Fácil entregas

A Atlas Eletrodomésticos, empresa brasileira de fabricação de fogões, adotou a solução Confirma Fácil para melhorar a gestão de transportes. Atualmente a empresa trabalha com 90% das entregas efetivadas por meio de transportadoras terceirizadas e 10% através de autônomos. O Confirma Fácil também transformou a maneira como a fabricante de fogões mede a efetividade da gestão de entregas tanto em nível de transportadoras quanto de clientes.

Antes da experiência com o Confirma Fácil, solução para visibilidade de entregas SaaS (Software as a Service, ou Software como Serviço em português) da GKO Plus, unidade de negócios 100% web da GKO Informática, a gestão das entregas de produtos era feita através de planilhas eletrônicas por um único funcionário. A empresa enfrentava inúmeros problemas, como falta de informação e demora na disponibilização, resultando em pouca credibilidade dos dados. Somado a isso, o envio de comprovantes de entrega era feito por e-mail e, por atender a todo o Brasil, a Atlas tinha um processo trabalhoso e não media a efetividade do nível de serviço.

“Éramos notificados dos atrasos pelos clientes e isso gerava um desgaste na relação comercial com grandes lojistas do país”, comenta Kelly Miglioranza, supervisora Logística da Atlas. Segundo ela, o Confirma Fácil veio para criar um modelo proativo de gerenciamento das entregas. Agora a Atlas consegue acompanhar o desempenho das transportadoras através de diversos indicadores de desempenho e relatórios consolidados em um dashboard completo proporcionado pela solução da GKO Plus.

“Caso seja determinada uma meta de 95% de efetividade nas entregas para uma transportadora e este número não seja alcançado, procuramos sensibilizá-los sobre a importância de buscar a meta”, explica a supervisora de Logística. “Observamos que, após o Confirma Fácil, no último dia de fechar uma nota, algumas transportadoras se antecipam e enviam informações sobre seu nível de serviço e, melhor ainda, baseando-se em dados compartilhados, ou seja, todos têm a mesma visão.”

Desdobramentos do Confirma Fácil

A proatividade gerada pelo Confirma Fácil pode ser vista tanto nas mudanças de rotina da Atlas quanto na das transportadoras: os prestadores de serviço da fabricante de fogões já utilizam o aplicativo Mobile Audit para confirmação das entregas e passaram a acessar o portal para acompanhamento das notas, proporcionando uma relação comercial mais próxima e com resultados efetivos.

Outro recurso proporcionado pela solução que resultou em ganhos compartilhados é que a Atlas e as transportadoras podem acompanhar o transit time médio e ajustar o ponto ideal pela velocidade das entregas. Para os transportadores autônomos, é oferecido suporte para instalação do APP em seus smartphones no momento de retirar a carga e, a partir desse momento, a confirmação por foto e geolocalização comprova uma entrega.

“O Confirma Fácil também nos ajudou a identificar um problema interno, o caso específico de uma transportadora com ótimo nível de serviço, mas que recebia pontuação de 50% de efetividade pois nosso lead time estava cadastrado de forma errada no sistema”, explica Kelly relatando, ainda, que utiliza o Confirma Fácil para analisar, isoladamente, os indicadores de carga lotação e fracionada, criando grupos e TAGs para gerar relatórios específicos. “Podemos medir o atraso na entrega por estado, transportadora ou região, o que antes não era possível. O Confirma Fácil é simples, aderente aos sistemas de gestão que temos, é fácil de usar e eficaz, além de a equipe de suporte ser atenciosa e eficaz”..

José Carlos Pereira, gerente de Produto do Confirma Fácil, destaca que a integração da solução com outros sistemas de tecnologia da informação das empresas é viável, inclusive financeiramente. “O Confirma Fácil consegue receber os dados da forma mais fácil que seja possível enviar. Nós tiramos o trabalho da TI e trouxemos para a nossa tecnologia. Quanto mais sistemas e informações isoladas houver, mais sentido faz o Confirma Fácil”, revela Pereira.