Assinatura Premium Assinatura Premium

APM Terminals conquista mais uma escala da Ásia para Itajaí

Publicado em 03/12/2018

Nova rotação do serviço Asas 1 contará com escala Leste e Oeste em Itajaí, com redução de tempo de trânsito para importações

Com o anúncio da reestruturação e de uma nova rotação do serviço que conecta a Ásia à Costa Leste da América do Sul, a partir de agora operado pelos armadores Maersk Line e Hamburg Sud, a APM Terminals Itajaí passa a dispor de duas escalas semanais, ao invés de apenas uma, no serviço Asas 1. Na prática, a adição de uma escala ao serviço melhorará os tempos de trânsito para as importações que descarregam no terminal, impactando positivamente nos volumes operados e, principalmente, na cadeia de suprimentos dos clientes importadores. Na exportação, o serviço mantém em Itajaí o seu ponto estratégico para embarque de cargas refrigeradas, aumentando a capacidade de tomadas nos navios. Além disso, dispõe de espaço para outras cargas cativas da região, como é o caso das indústrias madeireira, cerâmica e de celulose.

“A adição de uma escala semanal deste serviço representa um marco competitivo para Itajaí nas cargas provenientes da Ásia. Isso porque, com um tempo de trânsito menor que 40 dias para importações, garantimos uma logística mais eficiente e confiável aos clientes importadores. A expectativa é que cada escala deste serviço movimente cerca de 500 contêineres, dobrando o volume atual operado pelo terminal nas rotas da Ásia”, destacou Ricardo Arten, Diretor Superintendente da APM Terminals Brasil.

Um dos principais benefícios aos clientes está na disponibilidade de um armazém alfandegado dentro do terminal, reduzindo em até 3 dias o processo logístico dos importadores. “Realizamos serviços de retirada da mercadoria do contêiner (desova) para o nosso armazém, que dispõe de tecnologia para atender tanto cargas consolidadas, quanto desconsolidadas. Por estar dentro do terminal portuário, o cliente pode efetuar todo o processo de liberação da carga ou dos lotes no armazém alfandegado, evitando custos desnecessários. Além disso, para cargas desconsolidadas, oferecemos ainda a facilidade do transporte até a planta do cliente”, explicou José Bechara, Diretor Comercial da APM Terminals Brasil. 

O primeiro navio do serviço Asas 1 já reestruturado e com nova rotação vai sair do porto de Busan, na Coreia do Sul, no dia 16 de dezembro. No total, são 13 navios, com capacidade entre 8.700 e 9.000 TEUs. A expectativa é que a primeira escala em Itajaí ocorra na segunda quinzena de janeiro.